Onde Ir

IMG-BLOG
1/abril/2021

Pico do Jabre oferece visão única do Sertão e um pôr do Sol deslumbrante

Postado por Imprensa | 1/abril/2021 | Onde Ir

Pico do Jabre oferece visão única do Sertão e um pôr do Sol deslumbrante

 

Quem chega a Maturéia, no alto sertão da Paraíba, sente-se acolhido e ‘observado’ depois de percorrer 325 km de carro desde João Pessoa. A aconchegante cidade vem se revelando uma ótima surpresa para quem busca tranquilidade, contato direto com a Natureza e a possibilidade de fazer caminhadas, andar de bicicleta, trilhas, observar pássaros ou até as estrelas durante a noite. É uma oportunidade para se descobrir novos roteiros turísticos. O turista sente-se ‘observado’ por um motivo:  a pequena cidade está aos pés do magnífico e imponente Pico do Jabre, na Serra de Teixeira. Localizado dentro de um parque estadual, o Jabre é o mais elevado da Paraíba: são 1.197 metros. Toda a área é cercada por extensa vegetação, animais e pássaros. A prefeitura municipal está investindo neste roteiro, já que ao subir até o topo o turista tem uma visão panorâmica de até 130 km de extensão, sendo possível  vislumbrar áreas dos estados do Rio Grande do Norte e Pernambuco.

O pico do Jabre é o mais elevado da Paraíba

 Vale a visita – Antes de chegar ao topo é necessário fazer um percurso numa estrada de terra batida. A subida é íngreme e emocionante, por uma estrada pavimenta, a dica é faze-la num veículo 4×4 ou em pick-ups. Se for a pé, é importante ter uma mochila com bom estoque de água e frutas, além de muita disposição física. Durante todo percurso é possível observar árvores frutíferas, pequenos animais e ter uma visão privilegiada de Maturéia e arredores. A prefeitura local instalou uma Unidade de Apoio ao Turista. De acordo com o secretário municipal de Turismo, Gustavo Wanderley, o local funciona nos finais de semana e feriados. Um funcionário da prefeitura permanece à disposição dos turistas para repassar informações e ou oferecer apoio logístico. Gustavo Wanderley informa que há no local mapas com as principais trilhas existentes e mapeadas, além de contatos dos guias cadastrados na prefeitura. “Estamos investindo na infraestrutura de serviços para oferecer um atendimento melhor aos turistas que nos visitam”, afirmou.

Estrada pavimentada dá acesso ao Pico do Jabre
Posto de Apoio instalado pela Prefeitura

Secretário de Turismo de Maturéia, Gustavo Wanderley

Chegando ao topo, no famoso Mirante do Sertão, o turista vai se deparar com enormes antenas de televisão e de telefonia que foram instaladas no local ao longo das últimas décadas. O foco é se deslumbrar com a visão panorâmica. Então, a partir das bases de concreto é possível fazer fotografias únicas. Para quem gosta de emoção a dica do secretário de Turismo de Maturéia, Gustavo Wanderley, é a prática de voo livre. Ele explicou que em determinadas épocas do ano os ventos são ótimos para gosta de Asa Delta ou Paraglider. “ Temos uma rampa aqui e que oferece todas as condições da prática de voo livre. Só vai depender dos ventos. Temos ótimos instrutores”, avisou.

Várias antenas de TV foram instaladas no topo
A visão do sertão é privilegiada para turistas
Turistas aproveitam o visual para fazer fotos

 

Pôr do Sol – Depois de uma subida a pé ou num veículo 4×4, e registrar a paisagem única do sertão da Paraíba, a dica é aguardar o pôr do Sol no Pico do Jabre. Por volta das 17h10, o sol inicia sua despedida oferecendo ao turista um verdadeiro espetáculo de cores no horizonte. Ao longe pode-se ver as cidades que ficam no sopé do Jabre, ou mesmo Patos e seu açude Jatobá.

O entardecer no Sertão é visual único
Pôr do sol em Maturéia

 

 

0Shares


Onde ir?
O que fazer?
Onde Ficar?