Onde Ir

IMG-BLOG
15/março/2023

Cabedelo: um porto seguro para os turistas náuticos que vêm da Europa e da África

Postado por Imprensa | 15/março/2023 | Onde Ir

Cabedelo: um porto seguro para os turistas náuticos que vêm da Europa e da África

 

Velejadores de todo o mundo que viajam entre a Europa, Américas Central e do Sul, e África têm no porto de Cabedelo, litoral norte da Paraíba, um verdadeiro ‘porto seguro’. Com localização geográfica única (07°02’117’’ S, 34°51’357’’ W), Cabedelo é uma opção para velejadores que desejam navegar até o Caribe por uma rota mais curta e segura. É também um caminho para aqueles que pretendam descer em direção à Argentina, mais ao sul.

Navegadores experientes garantem que o trecho em que Cabedelo está localizada, os ventos são tranqüilos durante todo o ano e excelente profundidade. Outro fator destacado por navegadores experientes é que a praia fluvial do Jacaré, que pode ser acessada pelas embarcações que adentrarem pelo canal do rio Paraíba, tem todas as condições de ser uma escala internacional.

Veleiros atracados no porto de Cabedelo. Foto Edgley Delgado

 

Rallye – Um exemplo de que o porto paraibano dispõe de condições climáticas e geográficas para receber tripulações de todo o mundo, é o Rallye des Îles du Soleil . Uma vez por ano, velejadores europeus, em sua maioria franceses, cerca de 30 embarcações e 100 tripulantes zarpam da Ilha da Madeira e 6 milhas náuticas depois ( ou seis meses mais tarde) aportam ao norte da Ilha de Marajó, no Brasil.

O roteiro realizado pelas embarcações tem as ilhas Canárias, Senegal e Cabo Verde (África), Salvador, Fernando de Noronha e Cabedelo e por fim a ilha de Marajó. A programação anual do rallye prevê passagem pela Paraíba em meados de janeiro de 2013, na sua 19ª edição.“Aqui é um ponto crucial para a direção do Caribe, tanto para os que saem da Europa quanto para os que saem da África. Todos que se dedicam ao turismo náutico passam por aqui”. A afirmação é do velejador francês, e empresário, Philippe Fessard. Há 12 anos ele decidiu atracar o seu barco na Praia do Jacaré e se firmar em terras paraibanas.

Ciente da falta de estrutura para que os velejadores tivessem uma parada segura em Cabedelo, Philippe decidiu suprir essa deficiência no local. Buscou a parceria do seu conterrâneo Francis Vergnaud, e há seis anos montaram a Marina Jacaré Village. No local os turistas náuticos podem  atracar seus barcos, usufruir de internet (para se comunicar com o mundo), sala de ginástica, piscina, lavanderia, barzinho, área de jogos, aulas de Português básico e escola a bordo, para as crianças.

Veleiros de várias nacionalidades ficam atracados no porto. Foto Edgley Delgado
Pier onde ficam atracados as embarcações. Foto Edgley Delgado

Ambiente familiar – Philippe Fessard revela que a Marina conta permanentemente com 25 a 30 barcos atracados, sendo a maioria de famílias vindas da Europa. As famílias compostas por uma média de quatro a seis pessoas. Os turistas náuticos deixam seus barcos no local por um período que varia de 15 dias a seis meses no local. Neste tempo eles aproveitam para conhecer o litoral e o interior paraibano, bem como para viajar por estados vizinhos.

Francis Vergnaud e Philippe procuram incentivar o turismo no interior da Paraíba, o que é acatado pelos velejadores. “Esses turistas vêm, geralmente, para curtir a América do Sul, e como o Brasil é o maior país do continente, eles passam em torno de um ano conhecendo os estados brasileiros. Passam um período com os barcos aqui em Cabedelo e depois descem até a Argentina”, relata Philippe, ao observar que no Nordeste os dois municípios em melhor condição de receber esses barcos são Cabedelo e Salvador, na Bahia.

Encantados pela Paraíba – Philippe Fessard e Francis Vergnaud fizeram, por muito tempo, turismo náutico com suas respectivas famílias. Chegaram a velejar juntos. O primeiro passou 25 anos no mar e conta que a previsão era fazer outras coisas, mas, há 12 anos, decidiu parar em Cabedelo e se estabelecer na Praia do Jacaré. Philippe diz que a viagem de barco está no seu sangue e que vai voltar a velejar em breve. Já Francis, esteve pela primeira vez no Brasil em fevereiro de 1981. Gostou e voltou em 1990. E há seis anos decidiu aceitar a proposta de Philippe em abrir a Marina e se fixar, em definitivo na Paraíba.

Paixão pelo mar – O francês Jorge Lieutand e sua esposa estão velejando pelo mundo há sete anos. Sendo que há um ano e meio está no Brasil e pretende ficar na área por mais um ano, onde pretende brincar o carnaval. “Gostamos muito do Brasil. Já participamos de um carnaval aqui e pretendemos repetir essa experiência. Depois vamos descer até a Argentina, percorrendo ainda o Sul do Brasil”, afirmou Jorge, ao elogiar a hospitalidade paraibana.

Outro casal que resolveu atracar seu barco na Praia do Jacaré foi Miriam e Lionnel. Há 40 anos eles curtem velejar. Estão viajando há três anos, quando partiram da Normandia, na França. Em fevereiro de 2011 estiveram em Recife, desceram até a Argentina e depois voltaram por Salvador e ha mais ou menos três meses estão na Paraíba. “Pretendemos continuar velejando pelo mundo por, pelo menos, mais cinco anos. Enquanto a nossa saúde deixar”, disse sorrindo Miriam.

Navios de carga atracam diariamente no porto

15 nacionalidades – Desde que criaram a Marina Jacaré Village, Philippe Fessard e Francis Vergnaud já acolheram velejadores de mais de 15 nacionalidades diferentes. Segundo eles, 80% são clientes franceses e noruegueses.

Como chegar – Os velejadores estrangeiros podem se guiar pelo site da Marina Jacaré Village (www.marina-jacare-village.com) para conhecer a rota do Caribe, via município de Cabedelo. O site orienta sobre as instalações da Marina, a burocracia de como deve agir ao chegar pela primeira vez no Brasil, o turismo, as conveniências com relação aos transportes, comércio, atendimento médico, entre outras informações.


Onde ir?
O que fazer?
Onde Ficar?