Cariri

2/maio/2019

Cariri

Postado por destinoparaiba | 2/maio/2019 | Região

Cariri: uma região de clima árido, vegetação rasteira e formações rochosas cheias de mistérios

O Cariri paraibano chama a atenção do visitante pela sua aridez e o clima muito seco. É uma região com baixa ocorrência de chuvas e por isso mesmo gera um interesse das pessoas pelas cidades localizadas nesta importante extensão de terra do estado. Dados oficiais do IBGE e governo da Paraíba informam que o Cariri é integrado por  29 cidades, dentre as quais, destacam-se Sumé, Monteiro, Taperoá, Serra Branca e Cabaceiras, abrigando uma população de mais 160 mil pessoas. Apesar das adversidades por qual passa essa região, o Cariri possui belezas naturais diversas em forma de vales, serras, plantas e animais. Suas cidades também possuem um belo patrimônio arquitetônico e histórico que vale pena conferir. Seu povo é forte e hospitaleiro.

Belezas naturais – A paisagem típica dessa região de caatinga compõe-se ainda de cactos (a palma forrageira é a mais abundante), bromélias e grandes formações rochosas, que atraem turistas de todo o mundo e ainda servem de moradia para alguns nativos. Uma das mais conhecidas é a Muralha dos Gigantes, que se estende do Rio Grande do Norte e chega até quase Pernambuco, cortando o Cariri ao meio.

A vegetação do Cariri é composta por cactus e muitas pedras

No Lajedo de Pai Mateus, localizado em Cabaceiras, pode-se apreciar uma paisagem única formada por cerca de uma centena de grandes pedras arredondadas, que chegam a pesar 45 toneladas. Elas são palco de sítios arqueológicos com inscrições e figuras rupestres e artefatos de grupos indígenas primitivos como flechas, lanças, machados e panelas, indicando a presença do homem há mais de três mil anos.

Lajedo do Pai Mateus em Cabaceiras

Fonte: www.ufcg.edu.br/~unicampo e www.cuca.org.br


Onde Ir?

O Que Fazer?

Onde Ficar?

No Cariri