22/dezembro/2023

Descubra a Paraíba: seu destino de verão perfeito do Litoral ao Sertão

Postado por destinoparaiba | 22/dezembro/2023 | O Que Fazer

O verão de 2023 começa oficialmente no Brasil nesta sexta-feira, 22 de dezembro. A estação mais quente do ano, que se estende até 20 de março de 2024, traz consigo um aumento significativo no setor de turismo. No Brasil, o verão é ainda mais especial, pois coincide com as festas de fim de ano e as férias escolares, tornando-se a época perfeita para viagens e aventuras.

Com a chegada da estação, o setor de turismo na Paraíba experimenta um aumento significativo na demanda. As cidades litorâneas, como João Pessoa, Conde e Cabedelo, se preparam para receber um grande número de visitantes. Mas o interior também é uma ótima opção para visitar nesta temporada. As belas paisagens, a rica cultura e a hospitalidade do povo paraibano são grandes atrativos para os turistas.

João Pessoa –  Um Mosaico de Cultura, História e Beleza Natural

A encantadora capital da Paraíba, João Pessoa, é uma vibrante tapeçaria de cultura, história e belezas naturais. Com algo para todos, a cidade é abençoada com algumas das praias mais bonitas do Brasil. A Praia de Tambaú, a Praia do Cabo Branco e a Praia de Manaíra são imperdíveis. Não se esqueça de assistir o nascer do sol, um dos primeiros lugares do Brasil onde ele aparece. Aproveite as piscinas naturais de águas mornas em área urbana, com temperaturas médias de 28 graus, que são um encanto para todos os visitantes e que ficam pertinho da faixa de areia.

Patrimônio Histórico e Cultural

Também é possível explorar o Centro Histórico da terceira cidade mais antiga do país, conhecer o Parque Solon de Lucena, o Centro Cultural São Francisco e o Parque Zoobotânico da Bica. Para quem gosta de levar uma lembrancinha regional, a dica é visitar o Mercado e a Feirinha de Artesanato.

Descubra o Litoral Norte Litoral Sul da Paraíba existe uma pluralidade de opções. Com estuários, falésias que se assemelham a caleidoscópios, praias selvagens, arrecifes e um mar cor azul turquesa, as praias do Litoral Sul hipnotizam os turistas. Em Conde, as praias mais tradicionais e conhecidas nacional e internacionalmente são as de Tambaba e Coqueirinho. Tambaba fica a 40 km da capital e é a primeira praia oficial de nudismo do Nordeste brasileiro. Mais ao sul do litoral, na divisa com Pernambuco, temos Pitimbu. O local é ideal para contemplação e prática de esportes náuticos.

Um verão além do mar

Mesmo sendo uma estação que propicia estar no litoral, o interior da Paraíba segue pulsante com artesanato, gastronomia, experiências de aventura e tour histórico. No coração do Brejo paraibano, você pode embarcar em um city tour pelas cidades históricas de Areia e Bananeiras. Aqui, você terá a oportunidade de admirar a arquitetura colonial e mergulhar na história local.

A Paraíba é famosa por sua produção de cachaça, e um passeio pela Rota das Cachaças é uma maneira excepcional de experimentar esta parte vital da cultura paraibana. Visite os engenhos de cachaça do Brejo, onde você pode testemunhar o processo de produção e degustar algumas das melhores cachaças do Brasil.

Para os amantes da aventura, o interior da Paraíba tem muito a oferecer. Explore o Parque Estadual da Pedra da Boca em Araruna, com suas trilhas desafiadoras e formações rochosas únicas. Ou visite o Vale dos Dinossauros em Sousa, onde você pode ver pegadas de criaturas pré-históricas.

Não deixe de visitar Cabaceiras,

Em Cabedelo, no Litoral Norte, você pode conhecer o Parque Estadual Marinho de Areia Vermelha, onde é possível tomar banho de mar ou mergulhar para ver os corais ou ainda observar os bancos de areia vermelha. Lá em Cabedelo, ainda há a Fortaleza de Santa Catarina e a Praia do Jacaré que, todas as tardes, contempla o pôr do sol ao som do Bolero de Ravel. Também é possível conhecer as tradições dos povos potiguaras nas cidades de Baía da Traição, Marcação e Rio Tinto.

Os Encantos do Litoral Sul

Tanto no Litoral Norte quanto no conhecida como a “Roliúde Nordestina”. Este destino imperdível oferece a oportunidade de explorar os cenários de grandes produções cinematográficas, como “Auto da Compadecida” e a série “Cangaço Novo”. Além disso, a cidade possui uma paisagem única, com seu clima semiárido e vegetação de Caatinga.

Visitar o interior da Paraíba é descobrir um Brasil que vai além das praias e do carnaval, um Brasil rico em cultura, história e belezas naturais.

Fonte: Assessoria de Imprensa PBTUR