Onde Ir

IMG-BLOG
27/dezembro/2022

Itapororoca apresenta novos roteiros turísticos para jornalistas e influencer

Postado por Imprensa | 27/dezembro/2022 | Onde Ir

Um grupo de jornalistas especializados em turismo e influenciadores digitais de João Pessoa participou, na segunda-feira (26), de um fampress (visita técnica) na cidade de Itapororoca (distante 66 km da caítal João Pessoa) para acompanhar e conhecer novos roteiros turísticos que foram apresentados pela prefeitura da cidade. A expectativa é que os roteiros sejam implementados e disponibilizados a partir de 2023. Ação de divulgação teve parceria entre a prefeitura local, que disponibilizou a logística (traslado e alimentação) e a Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) que formalizou os convites aos profissionais de imprensa e influencieadores digitais.

Grupo de jornalistas e influenciadores no Sítio São José

A proposta do projeto ‘Roteiro das Águas – História, Gastronomia e Fé – é oferecer aos turistas e moradores da região opções de lazer como caminhadas em trilhas ecológicas, visitas a ruínas de antigos engenhos de cana-de-açucar, casas e capelas centenárias, uma bodega que existe há quase 50 anos, além de conhecer as técnicas de plantio de abacaxi orgânico. A programação prevê um final de tarde com  pôr do sol à beira da barragem de Santo Antônio. Toda a roteirização das trilhas teve acompanhamento de técnicos do Sebrae-PB e das secretarias de Turismo e Meio Ambiente de Itapororoca.

1ª etapa do projeto – Com a intenção de oferecer ao turista um dia de atividades, a primeira etapa do projeto tem início com uma visita ao Parque Ecológico da Nascença. Um espaço localizado numa área de Mata Atlântica que existe há décadas e que passou por uma requalificação e está preservado. O local disponibiliza bares e restaurantes, além de uma piscina com fonte natural e reservada para banho. A trilha é curta, mas oferece contato com a Mata Atlântica, árvores centenárias como uma Sapucaia, de cerca de 20 metros de altura e aproximadamente 100 anos. Há também algumas fontes de água que servem para abastecer o local com água potável.

Parque passou por uma requalificação há um ano
Inicio da Ecotrilha da Nascença é feita pelo condutor local
Igreja de Santo Antonio foi concluída em 1943

Ainda pela manhã, o roteiro prevê uma visita ao vilarejo histórico de Curral Grande. O local fica na Zona Rural da cidade e a estrada que dá acesso ao pequeno vilarejo é de terra. À primeira vista destaca-se a Capela de Santo Antonio, que teve sua construção concluída em 1943, e está preservada e mantém intacto seu Altar central. Ao lado da construção religiosa fica a Casa Grande, que serviu de moradia para um padre entre os anos 40 e 60 do século XX, um dos descendentes dos antigos proprietários. Moradores contaram aos jornalistas histórias dessa família que deu origem ao Engenho Curral Grande.

Interior da igreja de Santo Antonio está bem preservado
Fachada do antigo casarão onde viveu um dos herdeiros da família que construiu a igreja de Santo Antonio

A parte final da primeira etapa do roteiro é uma visita a Lagoa do Curral Grande. Com pedras e bambuzais às suas margens, a lagoa recebe visitantes locais nos finais de semana. Há um projeto de instalar pedalinhos e até uma tirolesa no local. Outro atrativo oferecido pelo roteiro é uma visita a Bodega de ‘Seu Bio Bau’. A fachada do antigo comércio é como se estivesse estacionada no tempo, nos primórdios do século XX: a bodega oferece uma variedade de produtos aos moradores da região, desde um simples sabonete Phebo até artigos de cozinha ou agricultura. É uma verdadeira viagem no tempo.

A arborizada lagoa do Curral Grande
Fachada da antiga bodega do seu Biu-Bau
Interior da bodega tem uma variedade de produtos e artigos

Comida regional, abacaxi orgânico e cangaceiros – O fim da primeira etapa do roteiro foi concluída com um almoço no Bar e Restaurante Rural O Cangaço que está instalado nos arredores da cidade. Saindo da comunidade de Curral Grande até o restaurante são cerca de 15 minutos por uma Estrada de terra e em boas condições de tráfego de veículos. De acordo com os organizadores do roteiro, a intenção é que o turista, além de fazer uma imersão na História de Itapororoca, tenha a possibilidade de degustar comidas típicas da região.

Após a refeição, a comitiva de jornalistas e influencers foi levada até o Sítio São José. Logo no acesso ao local percebe-se que a cultura do abacaxi é predominante. O grupo foi recepcionado por Tobias Lopes, proprietário do sítio e precursor na Paraíba da cultura de abacaxi orgânico. Após explicar detalhamente como funciona o cultivo da fruta sem qualquer aplicação de agrotóxicos, utilizando técnicas desenvolvidas por ele e agrônomos, que pode se dizer revolucionárias e visionárias nos últimos dois anos o resultado é um abacaxi ‘graúdo’ e doce. Muito doce. O abacaxi produzido em Itapororoca tem o Certificado Orgânico do IBD (https://www.ibd.com.br/), a maior certificadora de produtos orgânicos da América Latina.

Itapororoca é a maior produtora de abacaxis do Brasil e tem, também, sítio que produz frutas orgânicas e sem agrotóxico
Agricultor Tobias Lopes explica em detalhes o processo de produção do abacaxi orgânico, sem agrotóxico

Depois de degustação do abacaxi orgânico de Itapororoca, os jornalistas e influencers foram conhecer a Trilha do Cangaço na barragem de Aruá. Distante alguns quilometro do Sítio São José, a barragem formada com as águas do rio Mamanguape oferece um visual único. A orientação é levar água e um bone, pois o sol no início da tarde é implacável. O estacionamento do carros fica à margem da barragem, sendo necessária uma caminhada de cerca de 10 minutos até o sopé de uma elevação. Lá, o turista é recepcionado por um grupo de danças caracterizado como cangaceiros sob o som de um Xaxado. Depois da recepção inusitada, os jornalistas/turistas ficam livres para fazer belas imagens da paisagem.

Casal de cangaceiros recepciona jornalistas e influencers
Grupo de dança dá boas vindas aos jornalistas com o verdadeiro xaxado

Final com por do sol – Por volta das 16h, o grupo é levado até o Sítio Ypioca que tem uma vista privilegiada para assistir ao por do sol sob as águas calmas da barragem de Santo Antonio. Outra atração agregada é uma apresentação de um saxofonista executando MPB durante toda a duração do espetáculo proporcionado durante o pôr do sol. As previsões dos técnicos do Sebrae-PB e da prefeitura de Itopororoca são de que no primeiro semestre de 2023, o local estejam dispostos a  pernoitar ou permanecer alguns dias no local desfrutando de novos e modernos bangalôs.

Saxofonista executa MPB durante por do sol no sítio Ypioca


Onde ir?
O que fazer?
Onde Ficar?