Calendário de Eventos

IMG-BLOG
21/novembro/2019

Fest Aruanda anuncia filmes que participam da Mostra Competitiva de Longas-Metragens 2019

Postado por Marketing | 21/novembro/2019 | Calendário de Eventos

Fest Aruanda anuncia filmes que participam da Mostra Competitiva de Longas-Metragens 2019

Entre as cinco obras, uma é de um paraibano e outra de um ator global que estreia como diretor

O 14º Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro, que acontece entre os dias 28 deste mês e 4 de dezembro, terá cinco longas-metragens concorrendo na mostra nacional competitiva deste ano, sendo dois de ficção e três documentários – entre eles, uma produção paraibana. A abertura oficial do evento será no dia 28, no Cinépolis Manaíra Shopping, a partir das 18h, com lançamento de livro, concerto musical e exibição do filme “Babenco – Alguém tem que Ouvir o Coração e Dizer: Parou”, dirigido por Bárbara Paz, que estará presente no evento. A entrada é franca, em todo o festival.

A Mostra Competitiva de Curtas e Longas-Metragens começa no dia 29, com o documentário “Indianara” (RJ), dos diretores Aude Chevalier-Beaumel e Marcelo Barbosa. O filme apresenta a trajetória da ativista transexual Indianara Siqueira, uma das idealizadoras da Casa Nem, abrigo para pessoas LGBTIs em situação de vulnerabilidade, no Rio de Janeiro. Será exibido às 21h, na Sala 2 do Cinépolis Manaíra Shopping – rede de cinemas onde acontecerão todas as exibições de curtas e longas do festival.

O segundo concorrente será “Barretão” (RJ), longa documental de Marcelo Santiago sobre o longo percurso do produtor e diretor de fotografia Luiz Carlos Barreto, feito a partir de conversas com o próprio, sem ouvir dezenas de depoimentos. Com exibição marcada para o dia 30, no mesmo horário e local, o filme será antecedido por uma solenidade de homenagem ao biografado e a sua esposa, Lucy Barreto. No domingo (1º), será exibido “Desvio” (PB), no mesmo horário, mas na Sala 9. O filme paraibano, que marca a estreia do cineasta Arthur Lins em longas-metragens, é uma ficção que acompanha um período de três dias na vida de um detento liberado para uma saída temporária durante o Natal.

No dia 2, também na Sala 9, será a vez de “Partida” (SP), do ator global Caco Ciocler, que estreia na direção. O documentário narra a história de uma atriz que deseja se tornar presidente e visita o ex-presidente uruguaio José Mujica, em busca de inspiração. O último longa da mostra competitiva será “Pacificado” (BR/EUA), dirigido pelo americano Paxton Winters. Vencedor de três prêmios no Festival de San Sebastián – entre eles, a Concha de Ouro de melhor filme –, o longa conta a história de uma garota de 14 anos que tenta manter sua mãe longe do vício e de um ex-traficante que finalmente está livre depois de passar anos na cadeia.

Cidade do cinema – Pelo documentário que apresentará na abertura do Fest Aruanda, Bárbara Paz recebeu o Bisato D’Oro da crítica independente do 76º Festival Internacional de Cinema de Veneza e o prêmio de melhor documentário sobre cinema na mostra Venice Classics. O filme narra os últimos dias de vida do cineasta Hector Babenco, de quem ela ficou viúva em 2016. Além de mostrar esse filme, ela também lançará, na mesma noite, o livro “Mr. Babenco: Solilóquio a Dois sem Um”.

A programação do evento se dividirá entre o Cinépolis Manaíra Shopping (exibição de filmes e lançamento de livros e revistas) e o Hotel Aram Beach & Convention (debates, oficinas, mesas-redondas e painéis). O Fest Aruanda é patrocinado pela Energisa (Usina Cultural), pela Cagepa e pelo Armazém Paraíba, via Lei Federal de Incentivos – Ministério da Cidadania, com chancela da UFPB.

Serviço

14° Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro

Data: 28/11 a 04/12/19

Local: Cinépolis Manaíra Shopping e Hotel Aram Beach & Convention – João Pessoa-PB

Mostra Competitiva de Longas-metragens

Dia 29/11 – Indianara (DOC, 2019, 1h24, RJ) – Dir. Aude Chevalier-Beaumel e Marcelo Barbosa.

Dia 30/11 – Barretão (DOC, 2019, 1h25, RJ) – Dir. Marcelo Santiago

Dia 01/12 – Desvio (FIC, 2019, 1h30, PB) – Dir. Arthur Lins.

Dia 02/12 – Partida (DOC, 2019, 1h34, SP) – Dir. Caco Ciocler

Dia 03/12 – Pacificado (FIC, 2019, 1h40, Brasil/EUA) – Dir. Paxton Winters


Onde ir?
O que fazer?
Onde Ficar?