23/setembro/2021

Soledade cria Corredor Gastronômico para atrair turistas e gerar renda

Postado por destinoparaiba | 23/setembro/2021 | O Que Fazer

Os milhares de motoristas e passageiros que passam pela cidade de Soledade, no Cariri paraibano, participaram involuntariamente, durante três dias (16, 17 e 18 de setembro), do 1º Festival de Queijos de Soledade. Afinal de contas, a rodovia BR-230 corta a cidade e diariamente centenas de carros, vans, ônibus e caminhões param em seus bares e restaurantes. Os clientes consomem há anos nestes estabelecimentos os queijos de cabra produzidos pelos produtores locais. A intenção do prefeito Geraldo Ramos, ao idealizar e viabilizar o 1º  Festival de Queijos da Paraíba, é dar o pontapé para tornar Soledade uma cidade referencial na produção artesanal e industrial de queijos de cabra e vaca, oferecendo aos apreciadores das iguarias um novo roteiro gastronômico e turístico, gerando renda ao setor, além de movimentar a economia da cidade.

Durante a abertura do Festival, na tarde do dia 16, Geraldo Ramos comprometeu-se em investir na atividade econômica e no Turismo. Ele explicou que Soledade sempre teve uma bacia leiteira e que devido a seca prolongada, ocorreu uma retração no setor. Porém, “com as inovações tecnológicas o homem do Cariri aprendeu a conviver com a seca”. Ele disse que além de implementar o setor leiteiro, há uma busca em atrair indústrias para a região capitalizada por Soledade. A gestão entendeu que precisava incentivar o que a cidade tinha de melhor, de mais enraizado e criar um projeto para elevar a autoestima dos seus habitantes e com isso impulsionar a atração por novos investimentos e desenvolvimento econômico e social. “Queremos casar o Turismo com a atividade econômica. Queremos que Soledade se destaque nessa área e para isso não iremos medir esforços”, avisou.

Corredor Gastronômico na BR-230 – Antes da realização do 1º Festival de Queijos de Soledade, a prefeitura buscou orientações junto ao Sebrae-PB. O objetivo era aprimorar a produção, o manuseio e até as vendas dos queijos e derivados do leite. O resultado dessa parceria foi a capacitação de 17 produtores de derivados de leite de bovinos e caprinos, além de contar com as participações de outros 15 empreendedores (donos de bares, restaurantes e pequenos comerciantes) no projeto a curto e longo prazos. O resultado foi um “Corredor Gastronômico” ao longo de um trecho da BR-230.

Nos três dias do festival o Sebrae-PB e a prefeitura montaram uma estrutura para os pequenos comerciantes na praça Central da cidade. No local foram comercializados produtos artesanais variados, desde queijos, licores, bonecas de pano, peças em madeira a artigos em couro. Em outro trecho da praça foram instalados os Food Trucks para a venda de pastéis e hambúrgueres preparados à base de queijos de cabra e vaca  e suas variações saborosas. Durante os três dias do festival o turista ou um morador pode degustar o ‘Pastel Ordenhado’ que tinha como ingredientes queijos de cabra ou vaca, mussarela, tomate e manjericão secos. Ou hamburger artesanal denominado ‘Berro Burguer’ feito com queijo especial de cabra, orégano, uma maionese de castanha, farofa de bacon e um ketchup diferenciado.

Os comerciantes maiores e estruturados, instalados ao longo do trecho da BR-230 que corta a cidade, não perderam a oportunidade de criar novos pratos à base de queijos de cabra a vaca. Orientados pelos técnicos do Sebrae Restaurante São Lourenço oferece aos clientes o ‘Matutaia Sustante’. Os ingredientes verdadeiramente nordestinos como a carne de sol, queijos de cabra ou vaca se unem ao pesto de cheiro verde produzido pelos cozinheiros do bar. O resultado é o sanduiche mais vendido do local.

Sem falar no pão de queijo com queijo manteiga ou no até então tradicionalíssimo estabelecimento Lanchonete do Miro. Instalado no mesmo local há mais de 40 anos, o Miro, do nome da lanchonete, criou o seu e único ‘Pamonha Riacho do Padre’ – sanduíche de pamonha, que é adocicada e leve, com o queijo de coalho. As surpresas do ‘Corredor Gastronômico’ de Soledade não param por aí. Na panificadora e lanchonete Sousa Santos a pedida dos clientes é a ‘coxinha Batata Doce’. Simples: coxinha recheada com queijo de cabra cotage, alho e ervas, massa de macaxeira com batata doce. O sabor é diferenciado, uma profusão de sabores e aromas.

Espetinhos e Pizzas – Comprovando que é possível sair do comum e surpreender, a barraca do Tigrão é um exemplo. Instalada na calçada da BR-230, a Tigrão vende à noite, tradicionais e saborosos cachorros-quentes. Com a realização do festival e incentivado pelo pessoal do Sebrae, os proprietários da Tigrão criaram um produto que todos conhecem, mas acrescido do queijo de cabra triturado ou misturado com maionese, o resultado foi inesperado. O sabor é incrível! Outra surpresa saborosa é visitar o Bar e Restaurante da Galega. Como se autodefine, a cozinha é pequena, mas cheia de Amor. O prato criado para o festival e que deverá ser colocado no cardápio é o espetinho de queijo de coalho, tomate, pimentão salpicados com orégano. Assado na brasa, o espetinho é uma iguaria para ser acompanhando de uma bebida gelada. O final do ‘Corredor Gastronômico’ é comer pizzas no O Ribeirão. Funcionando há décadas, os chefs de O Ribeirão abusaram da variedade de queijos de Soledade. São pizzas de calabresa, carne de sol desfiada, e tem as doces. Todas tendo queijos especiais em suas receitas. O ‘Corredor da Gastronomia’ de Soledade sempre esteve lá, só que os soledadenses não tinham percebidos.