5/agosto/2023

João Pessoa celebra 438 anos; conheça alguns pontos turísticos da capital paraibana

Postado por destinoparaiba | 5/agosto/2023 | O Que Fazer

Terceira capital mais antiga do Brasil, João Pessoa completa 438 anos com muita riqueza histórica, cultural, belezas naturais e arquitetônicas, e uma gastronomia regional de dar água na boca.

Na data em que se celebra o aniversário da capital paraibana, conheça alguns dos principais pontos turísticos de uma das cidades mais procuradas do país tanto por turistas, como para quem escolhe João Pessoa para morar.

Pontos Turísticos

No centro histórico de João Pessoa é possível fazer um roteiro a pé e conhecer o lado antigo da cidade. Pode começar visitando o belo conjunto de casarões da Praça Antenor Navarro, datado de 1933. Nos arredores estão ainda a Igreja de São Frei Pedro Gonçalves e seu largo, assim como o Hotel Globo, inaugurado em 1928 e considerado o primeiro hotel de luxo da região.

Ainda no centro de João Pessoa, pode-se conhecer a Casa da Pólvora, além do complexo arquitetônico na Praça Dom Adauto. Fazem parte dele a Igreja de Nossa Senhora do Carmo, o Palácio Episcopal (sede da Arquidiocese do estado) e a Igreja de Santa Teresa de Jesus da Ordem Terceira do Carmo.

Nas proximidades temos a Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves, como também o Centro Cultural São Francisco. O CCSF começou a ser construído em 1589, mas foi finalizado cerca de 200 anos depois. Para entrar é preciso pagar uma taxa de 12 reais (inteira) e 6 reais (meia), que dá direito a uma visita guiada.

Também não pode deixar de fora do roteiro turístico o Theatro Santa Roza e o Parque Solon de Lucena, conhecido como Parque da Lagoa. Projetado por Burle Marx, a Lagoa é uma opção ideial para toda a família. Ipês amarelos, palmeiras imperiais e outras árvores nativas da Mata Atlântica enfeitam o lugar. E outro local com muita natureza é o Parque Zoobotânico Arruda Câmara, a Bica. A entrada custa apenas R$ 3, mas crianças de até 7 anos e idosos acima dos 65 anos não pagam o ingresso.

Tem ainda o Museu da Cidade de João Pessoa e o Museu do Artesanato Paraibano, ambos localizados na Praça da Independência.

Quando falamos de João Pessoa não poderia deixar de lado as praias da capital. Em destaque para dois cartões-postais do destino: Tambaú e Cabo Branco. Os arredores de ambas têm várias opções de quiosques e barracas. Ainda é possível aproveitar toda a paisagem caminhando na orla. Em Tambaú, um dos principais pontos é a Feirinha de Artesanato, que fica em frente ao antigo Hotel Tambaú (que está sendo reformado). Nas proximidades tem o Mercado de Artesanato.

Na orla de Tambaú, também dá para fazer um passeio até as piscinas naturais dos Seixas e Picãozinho. Além de poder se informar sobre as rotas do litoral sul e norte.

No caminho para as praias do litoral sul fica o Farol do Cabo Branco. Fica localizado no topo da falésia, onde se tem uma vista panorâmica para a praia de mesmo nome e para a Ponta do Seixas, a cerca de 800 metros de distância. Ainda tem o Estação Ciência, o grandioso espaço projetado por Oscar Niemeyer.