O Que Fazer

26/abril/2023

Festa da Cabra Rainha impulsiona economia e turismo no município de Santo André-PB

Postado por destinoparaiba | 26/abril/2023 | O Que Fazer

6ª edição do evento acontece de 27 a 30 de Abril e abre circuito de eventos agropecuários na Paraíba

Valorizar a caprinocultura, a gastronomia caprina e incentivar o consumo dos derivados de leite de cabra. Esses são os objetivos da 6ª edição da Festa da Cabra Rainha que será realizada a partir desta quinta (27/04) até o domingo (30/04) no município de Santo André, localizado no Cariri paraibano. O evento chega com forte participação do empreendedorismo feminino e deve distribuir R$ 30 mil em premiações durante a programação.

Exposição de caprinos e ovinos, alvoradas, ordenhas, apresentações culturais e oficinas de capacitação fazem parte da programação da festa. A organização do evento vai destinar R$ 12 mil para premiação do torneio leiteiro e R$ 18 mil para o julgamento de pista para a escolha da Cabra Rainha 2023, além de troféus para os campeões.

“Para a realização da festa foi montada toda uma estrutura no centro da cidade, favorecendo a visibilidade do público aos animais. Serão 180 baias disponíveis, com capacidade para cinco animais cada, totalizando 900 animais”, explicou o prefeito de Santo André Edgley Amorim. Ao longo de quatro dias, a programação vai ser desenvolvida desde as primeiras horas da manhã até a noite, divertindo e ampliando os conhecimentos do público sobre a caprinocultura leiteira e de corte. (Detalhes da programação no IG @prefeiturasapb)

O ponto alto da festa será a escolha da Cabra Rainha da edição. A escolhida é a que produz mais leite e se destaca no evento. Para isso são feitas ordenhas e há ainda apresentação dos animais. No final, acontece o banho de leite de cabra com a participação de produtores e autoridades.

A 6ª Festa da Cabra Rainha – Exposição de Caprinos e Ovinos abre o circuito APACCO de eventos agropecuários na Paraíba. É uma realização da prefeitura de Santo André-PB, organização da Secretaria de Agricultura e a Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos de Santo André (ACRICOSA) com o apoio da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico do Governo do Estado através da Empresa Paraibana de Turismo (PBTUR).

“Os principais eventos da região do Cariri estão na rota do Governo do Estado, por meio da PBTUR”, explicou a secretária de turismo e desenvolvimento econômico Rosália Lucas. De acordo com o Presidente da PBTUR, Ferdinando Lucena, esses eventos são importantes para elevar o patamar do turismo paraibano. “Essa presença é importante para fortalecermos a promoção de grandes eventos que estão no calendário da Paraíba”, reforça.

SOBRE SANTO ANDRÉ

Além da agricultura e pecuária, a cidade de Santo André tem como força de atrativo turístico pinturas rupestres, ruínas de igreja de origem e o popular são João raiz. Conhecida como “jóia rara do Cariri” em seu hino, tem sua história de fundação ligada a da fazenda Mucuitu que pertencia aos Jesuítas citada nos livros de sesmaria do ano de 1709.