O Que Fazer

20/julho/2023

Araçagi realiza Cavalgada para marcar 64 anos de emancipação política

Postado por destinoparaiba | 20/julho/2023 | O Que Fazer

O final de semana vai ser de muita festa no Destino Araçagi. O município celebra 64 anos de emancipação política com uma extensa programação que começa no sábado, data do aniversário da cidade. O maior destaque será a 16ª Grande Cavalgada, evento que vai percorrer a paisagem rural do município no próximo domingo, 23/07.

A expectativa do município é de atrair um público acima de 20 mil pessoas nos festejos.

Criada em 2006, a Grande Cavalgada já integra o calendário de eventos turísticos da Paraíba e também do Ministério do Turismo. O evento é realizado pela Associação do Clube de Cavaleiros e Amazonas do Estado e atrai participantes do brejo, Vale do Mamanguape, João Pessoa e Estados vizinhos.

A Grande Cavalgada é aberta à participação de quem se interessar e não tem caráter competitivo. Cavaleiros e amazonas vão percorrer 13 km da zona rural de Araçagi. A concentração será a partir das 8h na Agrovila Tainha com apresentação dos aboiadores, danças folclóricas e show de forró.

O percurso passa pela cidade e segue até o sítio Canafistinha para o

bate sela de uma hora com show e refeição. Depois, a Cavalgada parte rumo ao sítio Cuité e finaliza chegando na cidade para o início das festividades a partir das 15h.

De acordo com a prefeita Josilda Macena Benício Leite, os festejos pela emancipação política já começam no sábado, data do aniversário de 64 anos, e se estendem até o domingo de Cavalgada. “Serão shows de forró com artistas da terra das 16h às 22h na avenida Olívio Maroja próximo a prefeitura”.

No domingo, dia 23, após a Grande Cavalgada, haverá uma sequência com os seguintes shows:

15h às 17h – Amazan

17h às 19h – Vando Sanfoneiro

19h às 21h – Felipe Rodrigues

21h às 23h – Edyr Vaqueiro

23h às 02h – Cavaleiros do Forró

Segundo o secretário municipal de turismo Henrique Lima as paisagens da zona rural são um atrativo turístico do município. “A expectativa é atrair cada vez mais visitantes a nossa cidade para aquecer o comércio local e divulgar as nossas belezas rurais”.

Conhecida como capital da Cavalgada, Araçagi homenageia no evento desse ano Dolores Macena, mãe da prefeita. A homenageada construiu sua história em Araçagi onde estudou, casou, formou família e morreu no ano em que o evento foi criado pelo então padre Gaspar Rafael e amigos.

O município localiza-se no Brejo Paraibano (micro região de Guarabira) a 84km da Capital João Pessoa. A economia é baseada na agricultura, comércio e serviços públicos. Os principais atrativos turísticos são os eventos que a cidade promove como o São João no Sítio e a Grande Cavalgada