Onde Ir

IMG-BLOG
3/julho/2019

São João de Santa Luzia preserva a cultura e o festejo tradicional

Postado por Imprensa | 3/julho/2019 | Onde Ir

Santa Luzia, no Sertão da Paraíba, é conhecida como a cidade que ensinou o Brasil a dançar o forró. Verdade ou lenda, o que todos sabem é que o pequeno município no semiárido nordestino promove uma das mais tradicionais, culturais e concorridas festas juninas da região. Se ensina o povo a dançar forró, quem duvida da grandiosidade de festa. 

Todos os anos, isso a mais de sete décadas, os festejos juninos de Santa Luzia têm sido reinventado. Atualmente, as festas de ruas, com a participação popular interagindo diretamente nos preparativos do evento, têm revelado que as raízes culturais continuam fortes no imaginário de todos. Não são apenas as bandeirolas, os balões, as fogueiras, a festa traz o resgate dos costumes da cultura popular no entorno dessa grande festa. 

Por isso, quando se fala em festejos juninos, Santa Luzia pode ser um diferencial. Basta andar nas suas principais vias no período junino, onde praças, alamedas e praticamente todas as casas se ‘vestem’ com as bandeirinhas e criam um cenário juninos. Nele, é raro não ver quadrilhas juninas dançando, trios de forró pé de serra ‘botando pra lascar’ e fogos, que não podem faltar.

A coordenação dos festejos juninos de Santa Luzia conta com representantes da sociedade e são eles que procuram descobrir novidades e, quase sempre, entram no gosto das pessoas, sejam os próprios nativos, ou os turistas que não querem perdem um único dia das festas. No São João de Santa Luzia, estão na programação show com artistas da terra; apresentação de quadrilhas juninas, inclusive, muitas sendo formadas na horas das apresentações; café junino, com cardápio formado apenas com comidas típicas da época; entre outros tantos atrativos. O evento também tem se notabilizado na sua organização. Os moradores de Santa Luzia fazem toda a programação, enquanto a prefeitura municipal monta toda a infraestrutura, como decoração da praça, iluminação, banheiros químicos, ordenamento do trânsito, segurança. Um exemplo a ser seguido.  

 


Onde ir?
O que fazer?
Onde Ficar?