3/julho/2019

Piancó tem história, monumentos, belezas naturais e gastronomia regional

Postado por Imprensa | 3/julho/2019 | Onde Ir

A Coluna Prestes foi um dos maiores eventos militares do século XX. Soldados brasileiros percorreram o Brasil de Norte a Sul, mas foi em Piancó, no sertão paraibano, que  no dia 9 de fevereiro de 1926, um grupo de moradores da cidade se envolveu num embate com os integrantes da Coluna Prestes. O evento é relatado em livros de história e em romances. Mas, a Piancó do século XXI oferece aos turistas um roteiro repleto de monumentos, histórias, praças, igrejas, belezas naturais e uma gastronomia regional.

Partindo da capital João Pessoa (distante 387 km) por carro, inicia-se a viagem pela BR-230. O trajeto inclui passagens rápidas por duas grandes cidades do interior paraibano: Campina Grande e Patos. O percurso leva em média um pouco mais de 5 horas, mas vale a pena.  A cidade preserva vários locais histórico, referenciais na passagem da Coluna Prestes.

Temos a igreja matriz de Santo Antônio, localizada no centro da cidade. A Praça Aristides Ferreira da Cruz, construída em homenagem ao líder dos moradores que enfrentou os soldados da Coluna Prestes. O espaço público fica exatamente por onde os soldados da coluna adentraram à cidade. Nos arredores é possível conhecer o antigo casarão onde viveu o padre e sua família, e atualmente transformado numa escola de ensino médio. Outra visita necessário e ao Monumento aos Martíres de Piancó. No embate entre moradores da cidade e os soldados da Coluna resultou na morte de 11 pessoas. Em 1985, a prefeitura local construiu no local o monumento. A cidade também é conhecida pela comida regional. Visitar Piancó é conhecer um pouco da História do Brasil.

Monumento em homenagem aos mártires de Piancó
Obelisco em homenagem aos mártires de Piancó