Onde Ir

12/setembro/2019

Estuário do rio Abiaí, em Pitimbu, tem passeio de Catamarã, trilhas pela Mata Atlântica e ótima gastronomia

Postado por Imprensa | 12/setembro/2019 | Onde Ir

O litoral sul da Paraíba vem passando por um acelerado processo de melhoria de sua infraestrutura. Nos dois últimos anos a cidade de Pitimbu – a 60 km de João Pessoa – tem se tornado uma nova opção para os turistas que buscam sol, mar, natureza e, principalmente, tranquilidade. A primeira opção é praia Bela que vem passando por uma ‘repaginação’ idealizada e coordenada pela Prefeitura local com apoio e orientação do Sebrae-PB.  Esse novo produto já provoca impacto imediato nos turistas e até mesmo nos paraibanos. Houve uma relocação das barracas (bares) que ficavam à margem do rio Mucatu; fechamento da rua ao acesso de veículos e todos os proprietários dos quiosques, cozinheiros e garçons, passaram por uma capacitação sobre atendimento, práticas culinárias e a criação de um prato-chefe. Os quiosques oferecem espaços/áreas individualizadas para seus clientes e o serviço agrada a quem busca lazer e tranquilidade.

O mais recente produto turístico está localizado no estuário do rio Abiaí, sendo resultado de um projeto público-privado, em Barra do Abiaí. Para se chegar até o local pode se ir pela PB-008 ou a BR-101, em direção à Pìtimbu. Basta seguir a sinalização. O empreendimento adotou o serviço de Day Use, que inclui uma série de atrativos para os turistas. Há duas opções de passeios dentro da reserva. O primeiro, é um passeio de catamarã pelo Rio Abiaí e que encanta pela beleza e a natureza em seu estado bruto. Durante o passeio, há uma parada para caminhada no mangue e banho no rio.

No meio do mangue, as pessoas encontram várias surpresas, como pequenos caranguejos, diversas árvores, como o Mangue-Vermelho, que trata-se de uma árvore de casca lisa e clara, que ao ser raspada mostra cor avermelhada. Ela serve como um tipo de proteção aos caranguejos, pois a sua raiz externa dificulta o acesso ao manguezal. Após esse passeio, que tem uma duração média de duas horas, os turistas podem apreciar a gastronomia local, onde há um cardápio variado com muito frutos do mar. Os pratos são bastante generosos, muito bem servidos, e o sabor é inigualável. A peixada pode ser uma das dicas para quem apreciar um peixe de excelência.

Vista aérea do estuário do rio Abiaí
Vista aérea do estuário do rio Abiaí, a partir do mar
Passeio de catamarã pelo rio Abiaí
Ao final do passeio, turistas se divertem na prainha