22/novembro/2021

Em plena Caatinga, Reserva Ecológica Olho D’Água das Onças é atração em Picuí, no Seridó paraibano

Postado por Imprensa | 22/novembro/2021 | Onde Ir

Até a metade dos anos 70 há registros da existência de onças suçuarana na zona rural da cidade de Picuí, na região do Seridó, no semiárido paraibano. Como forma de preservar a biodiversidade da Caatiga, bioma único em todo o Brasil, e de homenagear o antigo felino que andou por terras paraibanas, em 2005 foi criada a ONG Reserva Ecológica Olho D’água das Onças. Localizada a cerca de 11 km de Picuí, a reserva ambiental chama atenção dos visitantes e uma ótima opção de lazer.

A área da Reserva ecológica é de 20,73 hectares, dos quais 18,26 hectares são formados de vegetação nativa da Caatinga, totalmente preservada. Os outros 2,48 hectares correspondem as áreas integradas, que está localizada a sede de apoio logístico da reserva, local onde está sendo implementado o Museu da Caatinga, com exposição de bens culturais e peças em artesanato que representam a fauna e a flora do bioma da região.

O local é agradável, seco e há uma ampla construção arejada que serve como administração da ONG. A decoração é uma homenagem a fauna e flora da região. Há também antigos utensílios doados por moradores da região e que deverão fazer parte de um futuro Museu. A tarde, com a temperatura mais agradável, a dica é ir até um mirante construído à beira de uma pequena ‘garganta’ e observar o pôr do sol. Em noites sem lua é possível ver a Via Láctea. Outra atração da Reserva Ecológica sãos as trilhas existentes em toda sua extensão. Muitas escolas e grupos de  ‘trilheiros’ promovem encontros e passeios pela região.

Mais informações:

Facebook – https://www.reservaolhodaguapicui.com.br/