Onde Ir

Em Maturéia, casarão centenário é pousada, museu e restaurante

Postado por Imprensa | 1/abril/2021 | Onde Ir

Em Maturéia, casarão centenário é pousada, museu e restaurante

A decisão de permanecer em Maturéia e fazer um turismo diferenciado faz com que o visitante busque hospedar-se em uma das pousadas existentes na cidade. Isso porque não se consegue conhecer todas as trilhas e roteiros num único dia. As pousadas são o ponto de partida de qualquer empreitada. Uma das opções é um antigo casarão com mais de 200 anos construído por escravos e que pertenceu a uma das famílias mais tradicionais do sertão paraibano. No Casarão do Jabre a primeira surpresa é a fachada imponente, pintada de amarelo, com três amplas janelas, um alpendre que dá acesso à uma porta que se abre para uma ampla sala onde funciona a recepção da pousada.

Numa paisagem seca, o destaque é o antigo Casarão
Acesso para o Casarão do Jabre

Ao adentrar no local, o turista desavisado vai se reportar a uma dama que lhe olha fixamente. No caso não é uma funcionária da pousada, mas uma boneca de barro que decora o ambiente e que dá boas-vindas aos visitantes. Passada a surpresa agradável, o Casarão do Jabre dispõe de sete apartamentos com decoração rústica, sem muito luxo, e com capacidade de receber um total de 34 hóspedes. A proprietária é Dalvanete Dantas que vem investindo nos últimos anos para o desenvolvimento sustentável do Turismo em Maturéia e região. Além das trilhas de Ecoturismo, a pousada realiza anualmente dois eventos em suas dependências: o Turismo de Observação de Pássaros e Encontro Paraibano de Astrofografia.

Na recepção, boneca de barro
A proprietária Dalvanete Dantas

A parte interna da pousada serve como recepção, sala, refeitório (restaurante) e também abriga um Museu. São peças que contam a história familiar dos Dantas, os antigos proprietários da pousada. No amplo salão pode-se ver ao fundo um pequeno palco decorado com temas sertanejos, o que dá ao ambiente um aspecto rústico e bom gosto.

Pequeno Museu guarda memórias da família Dantas
Parte interna é espaçosa e agradável

Área externa – Saindo em direção aos chalés, o hóspede pode observar em detalhes o Pico do Jabre ao longo do dia. Pela manhã é possível ver toda formação rochosa coberta por nuvens nas primeiras horas e sua dispersão na medida que o sol vai se impondo. À noite é possível sentar-se na Praça de Observação Astronômica” para investigar o céu nítido e infinito de Maturéia. Segundo Dalvanete Dantas, por ocasião da realização do Encontro Paraibano de Astrofografia o local é ‘invadido’ por astrônomos, fotógrafos profissionais e amadores e por quem mais se interessar em observar as estrelas.

Visão do Pico do Jabre a partir da pousada
Chalés rústicos e confortáveis na área externa
Vista aérea da Praça de Observação das Estrelas

Outra atração que não passa sem ser notado é o açude que fica em frente ao Casarão do Jabre. A presença do açude altera o cenário sertanejo do local: em contraposição ao chão seco, empoeirado e claro, temos as águas estáticas e gelada do açude. O ambiente é utilizado por pássaros para pescar ou apenas para se refrescar. Em virtude da presença de água, a vegetação é variada, desde árvores frondosas a flores de várias cores e espécies.

Açude existente em terreno próximo ao Casarão
Vegetação e flores às margens do açude