Onde Ir

IMG-BLOG
1/julho/2019

Cabedelo: Praias tranquilas, preservação ambiental e monumentos históricos

Postado por Imprensa | 1/julho/2019 | Onde Ir

Cabedelo é uma cidade portuária localizada a cerca de 18km da capital João Pessoa. Um das suas atrações naturais é o Parque Estadual Marinho de Areia Vermelha, conhecido como Areia Vermelha, um dos pontos atrativos mais visitados por turistas e até pelos paraibanos. Areia Vermelha é um banco de areia de aproximadamente 2 Km de comprimento por 1 Km de largura e que surge na variação da maré. Anualmente a ilha recebe em média 40 mil turistas que se encantam com as belezas e a tranquilidade do local.

Ilha de Areia é visível durante a maré baixa
Vista aérea das praias de Pta de Campina e Poço

E o que dirão do pôr do sol na Praia pluvial  do Jacaré. Todos os dias no final da tarde, quando o sol está se ‘despedindo’, o músico Jurandy do Sax surge em seu barquinho no Rio Paraíba tocando o Bolero de Ravel. São cerca de 45 minutos de muita contemplação e meditação. O local é visitado por mais de 10 mil pessoas nos finais de semana. É em Cabedelo também, que os turistas podem aproveitar algumas das praias mais agitadas do verão paraibano. Praia Formosa, Ponta de Campina, Poço, Camboinha entre outras. Com extenso litoral de areias brancas e macias, dotada de uma beleza única, as praias são consideradas um dos refúgios da cidade.

Por do Sol na praia do Jacaré
Vista aérea do Porto de Cabedelo

Tartarugas marinhas – O litoral de Cabedelo é também cenário de preservação ambiental. Em diversos locais há desova da tartaruga de pente,  onde se desenvolve o Projeto Tartarugas Urbanas da ONG Guajiru. Também existe um manguezal onde, às vezes, é possível ver garças e outros pássaros se alimentando.

Colonização – Saindo um pouco do roteiro das praias, os turistas têm uma excelente opção para conhecer mais de perto um pouco da história de um dos mais importantes monumento da Paraíba: a Fortaleza de Santa Catarina, que está localizada à margem direita da barra do rio Paraíba do Norte, ao lado do Porto de Cabedelo. Histórias, crendices e lendas são contatas por historiadores e guias de turismo, como sinônimos de resistência, força, arte e cultura popular para o povo cabedelense. A importância da Fortaleza para o município é tão significativa que ela está representada nos principais símbolos oficiais da cidade: no hino, no brasão e em seu pavilhão (bandeira).

A Fortaleza é composta por um conjunto arquitetônico com 20 compartimentos, dentre eles, a capela dedicada à Santa Catarina de Alexandria, a casa da pólvora, a casa do capitão-mor, 2 prisões, 8 alojamentos de soldados, 4 alojamentos de oficiais, além de um paiol, um poço de água doce e dois túneis, além de ser  toda cercada por paredões gigantescos adornados com canhões que foram utlizados por impávidos guerreiros. A Fortaleza é considerada por muitos estudiosos e historiadores, em tamanho e em história, como a mais importante da Região Nordeste.

Fortaleza de Santa Catarina

 


Onde ir?
O que fazer?
Onde Ficar?