Calendário de Eventos

IMG-BLOG
31/janeiro/2023

Paraíba  tem belezas naturais, tranquilidade e opções turísticas para quem busca o agito do Carnaval

Postado por Imprensa | 31/janeiro/2023 | Calendário de Eventos

Repleta de riquezas naturais, detentora de um rico acervo histórico e de uma população acolhedora, a Paraíba se apresenta como um ótimo destino para quem deseja desfrutar dos festejos carnavalescos, ou seja, antes, durante e depois. Do litoral ao sertão existem opções que se encaixam ao perfil do turista que estiver no litoral ou no interior do Estado.

Principal porta de entrada de visitantes no Estado, a capital João Pessoa oferece uma excelente infraestrutura hoteleira, diversificada gastronomia regional e contemporânea e praias urbanas tranqüilas. O visitante também pode definir com um guia turístico, um roteiro cultural pelo Centro Histórico ou uma visita aos Jardim Botânico e a Bica (Parque Arruda Câmara), além de conhecer a  Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, um projeto do arquiteto Oscar Niemeyer.

O roteiro pelas praias pode ser esticado até a cidade do Conde, no litoral Sul. Lá estão localizadas as praias de Jacumã, que passou por uma revitalização e está apta a receber shows e apresentações artísticas; Coqueirinho, Tambaba (exclusiva para naturistas) e Carapibus. Vale ressaltar que se o turista for rodar mais alguns quilômetros, a sugestão é visitar a praia Bela, em Pitimbu, cidade que faz fronteira com Pernambuco. Recife, a capital pernambucana, e ou Olinda fica a apenas 220 km de distância, seguindo pela BR-101. Ao final da tarde, o turista pode conhecer a beleza da praia do Jacaré, em Cabedelo, no litoral Norte, a pouco mais de 18km da capital. Praia pluvial localizada às margens do rio Paraíba e é neste ambiente que ocorre o famoso pôr do sol, acompanhado pelo Bolero de Ravel executado pelo músico Jurandir do Sax.

Curtir o Carnaval – Depois de conhecer as belezas naturais das principais cidades litorâneas, há toda uma programação festiva à disposição dos foliões de outros estados. João Pessoa tem o Folia de Rua evento, que acontece há 36 anos, antecede o Carnaval e reúne os principais blocos abertos de arrasto da capital. Em 2023, as principais atrações serão a baiana Margareth Menezes, sim, a ministra da Cultura; o DJ Alok, Elba Ramalho, Bel Marques, a banda Psirico entre outras atrações locais e nacionais. Os shows irão acontecer no Centro Histórico da cidade e na Via Folia (do bairro de Miramar até a orla). A programação pode ser acessada nesse link: https://bityli.com/CS1Cb.

Muriçocas de Miramar descendo a Epitácio Pessoa
Bloco Virgens de Tambaú passando pelo Corredor da Folia
Irreverência do Bloco Cafuçu pelas ruas do Centro Histórico

Cabedelo, que fica a pouco mais de 18 km da capital, a programação foi divulgada pela prefeitura. Os festejos têm início no dia 16 e seguem até o dia 21 de fevereiro. Serão diversas atrações nacionais e locais. Veja a programação completa nesse link:  https://bityli.com/GU4mJ. A prefeitura do Conde, no litoral Sul, ainda não divulgou a programação, mas o fará nos próximos dias. Outra cidade famosa por realizar um Carnaval agitado é Lucena. De acordo com a Secretaria Municipal de Turismo a programação será anunciada na primeira semana de fevereiro.

Pelo interior – Situada a 120 km da Capital e conhecida por promover o Maior São João do Mundo, Campina Grande é segunda cidade mais importante da Paraíba. No período do Carnaval, a cidade se transforma em espaço para os debates sobre questões científicas, sociais, ecologia e teologia. A programação da maior festa profana do Brasil foi divulgada pela prefeitura. Os desfiles de blocos têm início no próximo dia 04 de fevereiro e termina somente no dia 04 de março. Veja programação completa nesse link: https://bityli.com/7g8yp. Também será realizado o Carnaval da PAZ, que é o encontro da fé e da espiritulidade em 6 eventos que ocorrerão de 10 a 21 de fevereiro. Acesse o link: https://bityli.com/MWu9w.

Vista aérea de Campina Grande

Sertão – A região do alto sertão paraibano é conhecida pelo clima árido, seco, de paisagem acinzentada na maior parte do ano. Em Cajazeiras os festejos carnavalescos têm início dia 18 e se encerra em 21 de fevereiro. A exemplo de anos anteriores os foliões terão à sua disposição o famoso Corredor da Folia. Veja programação nesse link: https://bityli.com/qfFc1. Outra cidade famosa por realizar Carnavais bastante festivos é Sousa. Conhecida pelas pegadas dos dinossauros, a cidade Sorriso vai anunciar nos próximos a sua programação carnavalesca.

Lazer e folia – Mas o turista que optar por passar um período de até cinco dias no hotel termal Brejo das Freiras vai se surpreender com o ambiente lúdico, verdejante e ameno do local. As principais surpresas são as piscinas de águas mornas (temperatura de 37ºC) e os banhos terapêuticos à disposição dos hóspedes. As águas são oriundas de duas fontes que abastecem as dependências do hotel. O Hotel Estância Termal de Brejo das Freiras fica localizado em São João do Rio do Peixe, no alto Sertão paraibano, sendo conhecido por suas águas milagrosas de efeitos medicinais. A estância termal revela-se uma excelente opção para quem busca tranqüilidade e lazer durante os finais de semana ou mesmo feriados prolongados.

Infraestrutura – No ano passado, 40 apartamentos do hotel passaram por reformas. Foram executados serviços de paisagismo, arborização, calçamento, cobertura das palhoças e pinturas externa e interna. Na ocasião foi instalado o serviço de Internet. O hotel está inserido numa área verde e dispõe de cinco termas, entre as melhores do Brasil. Há ainda a argila medicinal indicada no tratamento de beleza e doenças da pele. No total, são 40 confortáveis apartamentos, todos climatizados e equipados com frigobar, circuito fechado de TV e telefone.

Os hóspedes têm à sua disposição um salão de convenções, restaurante com cozinha regional, biblioteca, salão de jogos, capela, campo de pouso e agência de Correios e Telégrafos e serviço de táxi. Existem ainda quinze chalés que no momento estão desativados e passarão por reforma. Se o turista desejar conhecer o Vale do Dinossauro, o local está distante a 70 quilômetros, no município de Sousa.

Fachada do hotel Brejo das Freiras
Piscinas de águas termais em pleno Sertão paraibano

Serviço

João Pessoa – Quem viaja para João Pessoa deve incluir no roteiro um mergulho nas piscinas naturais de Picãozinho, na praia de Tambaú. É para lá, durante a maré baixa, que saem passeios de barcos até as piscinas transparentes e repletas de peixes coloridos. As praias de Manaíra e Bessa se destacam pelas cores de suas águas que oscilam entre o azul e verde,  e temperaturas mornas o ano inteiro. As calçadas da orla pessoense são ótimas para a prática de caminhada. Já as praias do Seixas (onde está o ponto mais oriental das Américas), Penha e Praia do Sol, Jacarapé e Barra de Gramame têm belos coqueirais e uma falésia gigantesca, São praias mais desertas e com um exuberante visual. Nenhuma delas, claro, pode ficar fora do roteiro.

Caribessa, um trecho de praia voltado para os esportes náuticos

Outra opção é conhecer o rico acervo arquitetônica da cidade. João Pessoa é a terceira cidade mais antiga do Brasil e guarda imponentes construções, a exemplo da Igreja São Francisco, uma das maiores expressões do barroco do século 18. A igreja fica no Centro Cultural São Francisco, que abriga ainda a rica Capela da Ordem Terceira e, na parte superior, dois museus, de arte popular e sacra. Há ainda os museus da cidade e do Artesanato Paraibano, ambos localizados na praça da Independência (https://bityli.com/5EEhA). Para quem quer conhecer um pouco mais sobre a Mata Atlântica e diversidades de espécies da flora, deve visitar o Jardim Botânico e a Bica (Parque Arruda Câmara), que possuem ricas biodiversidades: rio, aves, cachoeiras e Mata Atlântica exuberante, com um grande diferencial os parques são localidades em áreas urbanas.

Fachada do Museu do Artesanato Paraibano

 

Contatos:

 

Posto de Informações Turísticas da PBTur

– Instagram: @destinoparaiba

– Telefone (83) 98839-1167

– site www.destinoparaiba.pb.gov.br

 

 

Hotel Brejo das Freiras

– Intagram: @hotelbrejodasfreiras

– Telefones: (83) 99304-5537

 

Fotos: Rafael Passos, Marco Pimentel e arquivo PBTur


Onde ir?
O que fazer?
Onde Ficar?