Calendário de Eventos

IMG-BLOG
8/outubro/2019

Música de Villa-Lobos pela Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba

Postado por Marketing | 8/outubro/2019 | Calendário de Eventos

Música de Villa-Lobos é destaque do concerto desta quinta-feira da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba

“O Trenzinho do Caipira”, composição do brasileiro Heitor Villa-Lobos, abre o 7º Concerto Oficial da Temporada 2019 da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba, nesta quinta-feira (10/10), às 20h30, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural, com entrada gratuita. A apresentação terá regência do maestro Luiz Carlos Durier e participação do flautista José Bernardo na execução do Poema Sinfônico “Siciliana e Burlesca”, de Alfredo Casella.

Parte integrante da peça “Bachianas Brasileira nº 2”, o “Trenzinho do Caipira” é uma das obras mais conhecidas de Villa-Lobos e se caracteriza por imitar o movimento de uma locomotiva com os instrumentos da orquestra. Nascido em 1887 no Rio de Janeiro, o compositor, maestro, violoncelista, pianista e violonista se destacou como “a figura criativa mais significativa do Século XX na música clássica brasileira”, tendo escrito mais de 2 mil obras até a sua morte, em 1959.

Em seguida, o flautista José Bernardo sobe ao palco para participar, como solista, da execução de “Siciliana e Burlesca – Poema Sinfônico para Flauta”, do compositor e maestro italiano Alfredo Casella (1883 -1947). Depois do intervalo, o público vai conferir a “Suíte Sinfônica – Tenente Kijé, Op. 60 (O Nascimento de Kijé, Romance, O Casamento de Kijé, Troïka e O Funeral de Kijé)”, de autoria do russo Sergei Prokofiev (1981-1953).

Encerrando o concerto, os jovens músicos vão executar uma seleção de “Os Miseráveis”, incluindo Introdução, At the End of the Day, I Dreamed a Dream, Master of the House, On my Own, Do Hear the People Sing?, destaques da obra do ator, cantor, compositor e produtor musical francês Claude-Michel Schönberg (1944), com arranjo de Bob Lowden.

Próximos Concertos – A Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba volta a se apresentar no dia 7 de novembro, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, mesmo local onde a Orquestra Sinfônica da Paraíba fará concerto no próximo dia 17 de outubro.

#AFunescNãoPara
#SegurOtrabalho


Onde ir?
O que fazer?
Onde Ficar?