Calendário de Eventos

IMG-BLOG
4/março/2020

Estreia do projeto “Chapéu de Choro” na Feira Ecológica da FCJA

Postado por Marketing | 4/março/2020 | Calendário de Eventos

Estreia do projeto “Chapéu de Choro”
na Feira Ecológica da FCJA

A “Feira Agroecológica”, que acontece todas as sextas-feiras, no pátio interno da Fundação Casa de José Américo, das 6h às 12h, vai estrear nesta sexta (6) o projeto “Chapéu de Choro”, a partir das 7h. A atração será o sanfoneiro Luizinho Calixto, um paraibano de Campina Grande que mostrou sua arte em diversos países da Europa, África e América do Sul. Na Feira, a sua apresentação contará com a participação especial do músico Luizão.
Luizinho Calixto vem de uma família de instrumentistas da sanfona de oito baixos. Tudo começou pelo seu pai Dideus, pai de quatro sanfoneiros: Zé Calixto, Bastinho Calixto, João Calixto e o caçila Luizinho Calixto, que começou a tocar sanfona de oito baixos com 10 anos de idade. Já morou no Rio de Janeiro, na década de 70, onde gravou seu primeiro disco. Já tocou com Sivuca, Dominguinhos, Jackson do Pandeiro e Luiz Gonzaga.
Compositor e diretor musical, tem sucessos gravados por Beto Barbosa, Dominguinhos, Zé Calixto, Bastinho Calixto, Magno e outros. Participou de vários especiais de televisão. Toca diversos ritmos, nunca tocados antes por um sanfoneiro de 8 baixos: tango, bolero, valsa, bossa nova, xotes, forró, frevos, sambas, baiões, chorinhos e marchinhas juninas. É o primeiro sanfoneiro a percorrer o Brasil e exterior para ministrar oficinas, aulas e palestras sobre a sanfona de oito baixos.
A Feira é uma iniciativa da Secretaria Executiva de Economia Solidária (Sesol), vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Humano, que firmou parceria com a Fundação Casa de José Américo. Aqui, o consumidor adquire produtos agropecuários sem agrotóxicos, preços com valores mais acessíveis, vindos direto do campo. Além de frutas, verduras, inhame, macaxeira e batata, tem peixes e crustáceos, artesanato, plantas e flores, livros e publicações.

Fátima Farias – Assessora de Imprensa da FCJA


Onde ir?
O que fazer?
Onde Ficar?