25/setembro/2019

Alagoinha recebe neste final de semana Rota Cultural Raízes do Brejo

Postado por Imprensa | 25/setembro/2019 | Calendário de Eventos

A Rota Cultural Raízes do Brejo, edição 2019, chega neste final de semana à cidade de  Alagoinha, distante 89 km de João Pessoa. A programação tem início na sexta-feira (27), logo cedo, por volta das 6h da manhã, com uma queima de fogos nas ruas do centro da cidade. Até domingo (29) estão previstos desfile da Filarmônica Cidalino Pimenta, apresentações da banda marcial, de repentistas, trilhas por antigos engenhos de cana-de-açucar, de grupos capoeira e show de calouros. O encerramento do evento fica por conta do show de  Vanduí Lima.

A Rota Cultural teve início no último dia 20 de setembro, na cidade de Belém, e vai até 1 de dezembro. O projeto é integrado por 9 municípios: Belém, Alagoinha, Duas Estradas, Pirpirituba, Lagoa de Dentro, Serra da Raiz, Borborema, Dona Inês e Pilõezinhos. A proposta da rota é mobilzar a população local, aquecer a economia e incentivar o turismo de contemplação e visitação a antigos engenhos, casarões, estações e linha férreas, museus, oficinas, feiras de gastronomia e artesanato, shows, além de passeios a cachoeiras e trilhas ecológicas. A programação, que está na terceira edição, acontece sempre nos fins de semana, iniciando nas sextas-feiras e terminando nos domingos, em cada cidade.

Na avaliação do presidente do Fórum de Turismo do Brejo, que é um dos correalizadores do projeto, Sergerson Silvestre, a rota cultural surgiu diante da necessidade de mais municípios da região integrarem o destino turístico. Ele cita a  Rota Cultural Caminhos do Frio, que é realizada há mais de 14 anos, sendo realizada entre os meses de julho e setembro. Como um exemplo de sucesso e que pode ser um ‘case’ a ser seguido pelos demais municípios paraibanos.

Já a prefeita Maria Rodrigues de Almeida Farias, desde o início da sua administração, diversas atividades turísticas e culturais foram desempenhadas para atrair turistas à Alagoinha. Ela cita as realizações do São João da Gente, Natal da Gente e a Rota Cultural Raízes do Brejo. “São eventos que valorizam os artistas locais, dando prioridades em suas apresentações e no desenvolvimento artístico com a realização do Cultura na Praça”, declarou.

Igreja matriz de Nª Sª da Conceição

16h00 Grupo da Melhor Idade do CRAS Praça Alfredo Moura
16h30 Ciranda de Bonfim Praça Alfredo Moura
18h00 Show com Vanduí Lima Palco Central

OBSERVAÇÃO: Feita de Artesanato e de Gastronomia durante os três dias do evento.