31/outubro/2019

Postado por Marketing | 31/outubro/2019 | Calendário de Eventos

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) realiza, na próxima sexta-feira, dia 01 de novembro, às 19h, mais uma edição do projeto Interatos. Programação prevê a apresentação do espetáculo de dança ‘Ebulição’, com Valéria Vicente (PE/PB), no teatro Santa Roza, no Centro de João Pessoa. A classificação indicativa é livre e a entrada é gratuita.

A partir da ativação de uma frequência somática – que permite a realização de tremores involuntários – a performer propõe uma imersão sensorial e cinestésica que esgarça os limites entre performer e público. Valéria Vicente é professora do departamento de Artes Cênicas da UFPB e atua desde os anos 2000 na cena de dança contemporânea.

Já a pesquisa com frevo teve início em 2005, após sua saída do elenco do Grupo Experimental. À procura de uma movimentação própria à sua corporalidade, a artista encontrou no frevo memórias, técnica e muitas questões que alimentaram pesquisas criativas, históricas, educacionais e cinesiológicas.

Os espetáculos ‘Fervo’ (2006), ‘Pequena subversão’ (2007), ‘Frevo de casa’ (2011), ‘Reflexão’ (2015) e ‘Re/in-flexão’ (2017) foram motores ou resultados dessas pesquisas. Assim como os livros ‘Entre a ponta de pé e o calcanhar’ (2009), ‘Frevo para aprender e ensinar’ (2015) e o DVD ‘Trançados musculares: saúde corporal e ensino do frevo’.

Para desenvolver o solo a partir dos tremores corporais, Valéria contou com dois suportes fundamentais, um no Brasil e outro em Londres. No Brasil, a abordagem corporal chamada Movimento Autêntico permitiu uma consciência mais acurada do próprio movimento. No Brasil a principal difusora dessa abordagem é a carioca Soraya Jorge, que anualmente oferece cursos e consultas em Recife (PE) e se tornou uma das colaboradoras da pesquisa.

O outro ponto de apoio foi o intercâmbio na Middlesex University. Com apoio do Programa Erasmus Interchange, durante os meses de maio a agosto de 2017, e orientação da professora Vida Midgelow, a artista desenvolveu a estrutura do solo, apresentando ensaios abertos na programação daquela universidade.

“Tanto eu quanto minhas orientadoras – em Londres e em Salvador – ficamos surpresas com o fato de um trabalho de 40 minutos que é peça central da minha tese ser desenvolvido a partir da investigação dos tremores. Mas por fim, reconhecemos que aquele investimento havia gerado algo especial e digno de ser compartilhado artisticamente”.

De volta ao Brasil, Valéria convidou o coreógrafo e performer Kiran para dividir a direção geral do trabalho, que conta com trilha e performance ao vivo do músico Caio Lima. Além disso, espetáculo conta com figurino de Maria Agrelli e iluminação de Natalie Revoredo. ‘Ebulição’ e ‘Re/in-flexão’ integram a tese de doutorado defendida no Programa de pós-graduação em Artes Cênicas da UFBA, sob orientação de Daniela Amoroso.

Parcerias e patrocínio – A Fundação Espaço Cultural da Paraíba, realiza mensalmente o projeto Interatos, com o patrocínio do Ministério da Cidadania/ Secretaria Especial da Cultura e Bradesco, colocando o estado no roteiro das principais produções de teatro, dança e circo do país. O evento conta, ainda, com apoio da PBGás e Hotel Ambassador e tem parceria com o Grupo de Teatro Lavoura.

Interatos – Realizado pela Fundação Espaço Cultural da Paraíba, o ‘Interatos – Mostra e Formação Permanente de Dança’ promove mensalmente apresentações e atividades formativas (oficinas, cursos, debates, rodas de conversa, seminários) com artistas paraibanos, nacionais e internacionais.

Sob gerência de Angela Navarro, o setor de Dança tem programação regular nos equipamentos da Fundação Espaço Cultural José Lins do Rego (Funesc), complexo cultural com uma das maiores áreas construídas na América Latina, lugar central e seguro que possui entre seus equipamentos uma escola de dança, com cerca de 500 alunos.

Já a parte de Teatro tem coordenação de Suzy Lopes e mantém um curso anual de formação, além de oficinas e montagens teatrais. A gerência de circo tem à frente Josemberg Pereira e conta com a Escola Livre de Circo Djalma Buranhêm, onde são realizados cursos de formação regulares e atividades lúdico-educativas para jovens, adultos, crianças e bebês.

Ficha técnica:

Concepção e performance: Valéria Vicente
Direção: Valéria Vicente & Giorrdani Gorki (Kiran)
Trilha musical e músico ao vivo: Caio Lima
Figurino: Maria Agrelli
Iluminação: Natalie Revoredo
Colaboradores: Clara Trigo, Daniela Amoroso, Liana Gesteira, Ferreirinha, João Tragtenberg, Soraia Jorge e Vida Midgelow.
Produção: Hudson Walmir e Afonso Oliveira

Serviço: