Espetáculo carioca “Paulo Freire, o andarilho da utopia”

IMG-BLOG
31/outubro/2019

Espetáculo carioca “Paulo Freire, o andarilho da utopia”

Postado por Marketing | 31/outubro/2019 | Calendário de Eventos

Em circulação nacional, chega a João Pessoa o espetáculo carioca “Paulo Freire, o andarilho da utopia” que relata a história deste que é um dos maiores pensadores da História da Educação. As apresentações acontecem pelos projetos da Funjope: AnimaCentro no domingo, dia 17 de novembro, às 16h, na Praça da Independência e Terças Culturais na Casa da Pólvora, dia 19 de novembro às 20 h. Toda a programação é gratuita.

“Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, ofendendo a vida, destruindo sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”. Este foi um dos últimos escritos do mestre Paulo Freire, antes de falecer em 02 de maio de 1997. Assustadoramente atual, em tempos em que a educação pública corre o risco de ser drasticamente reduzida, lutar pela dignidade humana é fundamental.

A partir do legado que Paulo Freire deixou na mente e corações dos brasileiros, o ator Richard Riguetti, o encenador Luiz Antônio Rocha e o dramaturgo Junio Santos decidiram levar a inspiradora vida do educador para os palcos no espetáculo “Paulo Freire, o andarilho da utopia” e lá também reproduzem a icônica entrevista de 1997.

Sinopse – Paulo Freire – O andarilho da utopia

No interior de Pernambuco, à sombra de uma mangueira, um menino com um graveto na mão inicia o seu processo de leitura do mundo. Com a crise de 1929, é submetido à fome, assim como grande parte da população brasileira. Com intuito de minimizá-la, percorreu quintais alheios – jaqueiras, mangueiras, cajueiros, pitangueiras. Na infância da juventude, uma outra fome ocupa o seu tempo: as palavras. E ele as devora como se elas fossem pedaços de comida. E essa foi a sua busca até a eternidade: as palavras. Através delas e com elas, percorre territórios disseminando a sua pedagogia de ensino e revoluciona a educação mundial. Movido pelo desejo de liberdade de si e dos outros, sonha com a justiça, com a equidade, com a superação dos obstáculos impostos por uma sociedade opressora e propaga nos homens e nas mulheres mais simples a vocação para o “ser mais”. Paulo Freire, o andarilho da utopia derrama no palco a trajetória de um dos maiores pensadores do mundo.

Ficha Técnica
Dramaturgia – Junio Santos
Encenação – Luiz Antônio Rocha
Atuação – Richard Riguetti
Cenário e Figurino – Eduardo Albini
Direção de Movimento – Michel Robin
Preparação de ator – Beth Zalcman
Preparadora corporal – Aline Bernardi
Direção de movimento – Michel Rubin
Projeto de Luz – Ricardo Lira Jr
Assessoria pedagógica – Josy Dantas
Assistente de direção – Marcia Rosa
Preparadora vocal – Jane Celeste
Letras de músicas – Ray lima e Junio Santos
Produção local: Gabriela Arruda
Realização: Grupo Off-Sina e Espaço Cênico Produções Artísticas

SERVIÇOS
“Paulo Freire, o andarilho da utopia” em João Pessoa
Data: 17 de novembro de 2019
Local: Praça da Independência – João Pessoa/PB
Horário: 16 h
Gratuito.

“Paulo Freire, o andarilho da utopia” em João Pessoa
Data: 19 de novembro de 2019
Local: Anfiteatro do Centro Cultural Casa da Pólvora. Ladeira São Francisco, 152 – Centro, João Pessoa/PB
Horário: 20 h
Gratuito.