Três dias de festa em homenagem ao Bode Rei

3/julho/2019

Três dias de festa em homenagem ao Bode Rei

Postado por Imprensa | 3/julho/2019 | Calendário de Eventos

Em Cabaceiras, o bode é rei. E olha que é difícil concorrer com  a fama da cidade, considerada a Roliúde Nordestina, por ter sido cenário de inúmeras produções cinematográficas, entre elas o icônico Auto da Compadecida, baseado na obra de Ariano Suassuna, que virou até minissérie de televisão. Pois bem, entre os meses de maio e junho, durante três dias, o Bode se torna o grande Rei, inclusive com direito a receber a chave da cidade entregue pelo prefeito. Essa tradição tem mais de 20 anos e acontece durante a Festa do Bode Rei, que reúne toda a cadeia produtiva da caprinocultura, com feira, exposições e comércio de animais das mais variadas raças.

A festa também passou a ser o roteiro turístico rural, com atrativos culturais e ecológicos, fazendo com todos acreditem que esse evento é uma oportunidade de impactar economicamente a região, tendo em vista a geração de cerca de 850 empregos diretos. A média de visitantes no período é de 60 mil pessoas. Para muitos, o evento é considerado uma verdadeira tradução da resistência do bode em meio a seca e promete trazer discussões e experiências sobre o assunto para criadores e agricultores locais.

O festival ocupa três espaços principais: o Parque do Bode, onde é realizada a expofeira de animais e competições; o Arraial do Bode Rei, quando se apresentam atrações culturais mescladas de trios forró pé-de-serra, e ao seu redor barracas são montadas formando o Espaço da Culinária Bodística (Praça da Alimentação); e o da Praça do Artesanato, lugar onde é realizada a exposição de artesãos regionais que contempla uma praça de alimentação e um palco cultural, onde são apresentados várias atrações culturais. A festa também promove o batizado do Bode Reil Hall, aonde ocorrem apresentações das bandas de forró.