Bem vindo a Paraíba

IMG-BLOG
19/junho/2019

Bem vindo a Paraíba

Postado por destinoparaiba | 19/junho/2019 | Calendário de Eventos

Paraíba, um Estado de muitos roteiros

 

A Paraíba tem 138 km de litoral, um dos menores do Brasil. Porém, um dos mais belos e exuberantes. Suas praias de areias claras são banhadas por um mar verde-azulado  que é incrementado por suaves enseadas, barras, estuários, restingas, cordões litorâneos, tabuleiros, falésias e salpicada, em vários trechos, pela Mata Atlântica. Ao norte fazemos divisa com o Rio Grande Norte; ao Sul, o litoral paraibano faz limite com Pernambuco. Mas, é no interior do Estado que o visitante se surpreende. Paisagens áridas, montanhosa e clima serrano. São cidades históricas, montanhas, lajedos místicos, pedras com inscrições desconhecidas, pegadas de dinossauros com mais de 120 milhões de anos. Assim é a Paraíba. Um estado de muitos roteiros.

A porta de entrada dos visitantes é a capital João Pessoa, a 3ª cidade mais antiga do Brasil. A capital paraibana tem um Centro Histórico preservado, repleto de monumentos e antigos casarios. Sua orla urbana tem praias limpas e águas mornas. Sem falar nas piscinas naturais de Picãozinho e do Seixas, onde fica o Ponto mais Oriental das Américas. Na vizinha Cabedelo pode-se conhecer o Parque de Areia Vermelha. São bancos de areia em pleno Oceano Atlântico, que surgem sempre obedecendo as tábuas da maré.

Litoral Sul – Para quem busca mar e sol, as dicas são as praias de Coqueirinho, localizada num complexo que reúne verdadeiros pedaços da natureza, como as praias do Amor e Tabatinga; e a mais conhecida  é a praia de Tambaba, uma das precursoras da prática de naturismo no Nordeste. Existe uma área exclusiva e protegida para os naturistas poderem ficar mais à vontade. Na divisa com Pernambuco temos a cidade de Pitimbu com suas praias intocadas, foz de rios e falésias coloridas. Pitimbu é um convite a contemplação.

Litoral Norte – Ainda no roteiro Sol e Mar, o destaque fica para o final da tarde, quase noite. Na praia pluvial do Jacaré, em Cabedelo, uma estrutura de bares e restaurantes lota todos os dias da semana  para apreciar um dos mais belos pôr do sol do país. O cenário no local fica perfeito, quando o músico Jurandy do Sax se apresenta em um barquinho executando o ‘Bolero de Ravel’, assim que o sol começa a se por. É quase meia hora de êxtase total. Imperdível.

Roteiro do Frio – Os visitantes podem curtir o litoral paraibano, seguindo essas dicas pelo menos durante três dias. Mas se quiserem curtir um pouquinho de frio basta colocar as malas no carro e seguir em direção ao Brejo paraibano. As dicas são as cidades de Bananeiras e Areia, que contam com boa infraestrutura de hotéis e restaurantes, sem contar com gastronomia, cultura e o patrimônio histórico. Areia, por exemplo, é reconhecida como Cidade Patrimônio Histórico do Brasil.

Maior São João do Mundo – Campina Grande é a segunda maior cidade da Paraíba, mas é conhecida mundialmente por realizar há mais de 30 anos o Maior São João do Mundo. São 30 dias e noites de muito forró, comidas típicas e shows musicais com artistas nacionais que valorizam a cultura nordestina, com ênfase ao São João. Vale a pena conhecer.

Pelo interior – Como diz o slogam do Destino Paraíba, o estado é muito mais que sol e mar. Para quem busca aventura a dica é visitar Araruna e conhecer o Parque da Pedra da Boca, suas montanhas, trilhas e roteiros de ecoturismo. Outra sugestão é visitar a mística Pedra das Itacoatiaras, em Ingá. Não se pode esquecer de falar do Lajedo do Pai Mateus, na cinematográfica Cabaceiras. Esticar o roteiro e visitar o Parque dos Dinossauros que guarda pegadas de mais de 120 milhões de ano. O interior paraibano tem muita história, monumentos, roteiros e paisagens únicas.

Infraestrutura – A Paraíba oferece ao visitante acesso através do Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto, na Grande João Pessoa. São mais de 1,2 milhão de passageiros por ano. Outra forma de se chegar à Paraíba é pelas BRs 230 e 101. O acesso aos estados de Pernambuco e Rio Grande do Norte, pela 101, está duplicado, confirmando ser o principal elo de ligação entre os três estados nordestinos. Além da segurança que começa a se configurar, as distâncias entre as três capitais (João Pessoa, Recife e Natal) foi encurtada.