Entre os dias 31 de outubro e 2 de novembro, o Hotel Bruxaxá, em Areia, será o centro das atenções gastronômicas da região com o Festival Gastronômico de Areia 2025. O evento celebra a identidade local, reunindo chefs renomados, produtores e entusiastas da culinária tradicional do Brejo paraibano.
Organizado pela Associação de Turismo Rural e Cultural de Areia (ATURA), em parceria com a UFPB e o Instituto Federal da Paraíba ( IFPB), o festival terá como destaque o Workshop do Café, que mostra a retomada da produção cafeeira no município. A iniciativa é promovida pelo Núcleo de Estudos do Café ( NECAF/UFPB – Campus Areia) e evidencia a combinação entre pesquisa, tradição e inovação na ecogastronomia da região.
Além das atrações culinárias, expositores do setor de alimentos e bebidas apresentam produtos locais. Para garantir a qualidade e sustentabilidade na manipulação, o IFPB – Campus Areiaoferece, gratuitamente, o curso “Ecogastronomia e Práticas Sustentáveis na Cozinha”, ministrado por chefs e professores especializados.
Suba a serra e descubra os sabores autênticos do Brejo paraibano no Festival Gastronômico de Areia 2025.
Suba a serra e descubra os sabores autênticos do Brejo paraibano no Festival Gastronômico de Areia 2025.
Programação do Festival Gastronômico
Sexta-feira – 31 de Outubro
18h – Abertura oficial
Apresentação da Fanfarra Simples Carlota Barreira
19h – Workshop do Café: Mesa-redonda com os cafeicultores da cidade
Café da Lêda – Thiago Jardelino
Café Sinergia – Thiago Baracho
Várzea do Coaty Café – Diego Melo
Moderador: Jheyson Dantas (NECAF/UFPB)
20h – Apresentação musical: Yan Caio – Show da Jovem Guarda
22h – Encerramento
Sábado – 1º de Novembro
10h – Abertura dos Stands
10h30 – Workshop: Preparo de Drinks à Base de Café
Ministrantes: Jéssica Marcelle (NECAF/UFPB) e Lucy Mariz
14h – Workshop: Preparação Brioche de Inhame com Ganache de Café
Convidada: Chef Bárbara Neves. Organização: IFPB Campus Areia
15h – Apresentação cultural
16h – Workshop: Café Especial – Prepare em Casa
Ministrante: NECAF/UFPB
18h – Workshop: Croquete de Pulled Pork com Barbecue de Café e Gremolata de Coentro
Convidado: Chef Guilherme Freitas. Organização: IFPB Campus Areia
19h – Apresentação Cultural: Seresteiras do Chá
19h30 – Apresentação cultural
20h – Show Musical: Forró Jeito Manhoso
22h – Encerramento
Domingo – 2 de Novembro
10h – Abertura dos Stands
10h30 – Workshop: Bernofe
Convidado: Chef Cumpade João. Organização: IFPB Campus Areia
14h – Encerramento do Evento