O Que Fazer

IMG-BLOG
16/outubro/2025

Evento gastronômico destaca sabores e tradições do Brejo paraibano em Areia

Postado por destinoparaiba | 16/outubro/2025 | O Que Fazer

Entre os dias 31 de outubro e 2 de novembro, o Hotel Bruxaxá, em Areia, será o centro das atenções gastronômicas da região com o Festival Gastronômico de Areia 2025. O evento celebra a identidade local, reunindo chefs renomados, produtores e entusiastas da culinária tradicional do Brejo paraibano.

Organizado pela Associação de Turismo Rural e Cultural de Areia (ATURA), em parceria com a UFPB e o Instituto Federal da Paraíba ( IFPB), o festival terá como destaque o Workshop do Café, que mostra a retomada da produção cafeeira no município. A iniciativa é promovida pelo Núcleo de Estudos do Café ( NECAF/UFPB – Campus Areia) e evidencia a combinação entre pesquisa, tradição e inovação na ecogastronomia da região.

Além das atrações culinárias, expositores do setor de alimentos e bebidas apresentam produtos locais. Para garantir a qualidade e sustentabilidade na manipulação, o IFPB – Campus Areiaoferece, gratuitamente, o curso “Ecogastronomia e Práticas Sustentáveis na Cozinha”, ministrado por chefs e professores especializados.
Suba a serra e descubra os sabores autênticos do Brejo paraibano no Festival Gastronômico de Areia 2025.

Suba a serra e descubra os sabores autênticos do Brejo paraibano no Festival Gastronômico de Areia 2025.

Programação do Festival Gastronômico

Sexta-feira – 31 de Outubro

18h – Abertura oficial
Apresentação da Fanfarra Simples Carlota Barreira

19h – Workshop do Café: Mesa-redonda com os cafeicultores da cidade
Café da Lêda – Thiago Jardelino
Café Sinergia – Thiago Baracho
Várzea do Coaty Café – Diego Melo
Moderador: Jheyson Dantas (NECAF/UFPB)

20h – Apresentação musical: Yan Caio – Show da Jovem Guarda

22h – Encerramento

 

Sábado – 1º de Novembro

10h – Abertura dos Stands

10h30 – Workshop: Preparo de Drinks à Base de Café
Ministrantes: Jéssica Marcelle (NECAF/UFPB) e Lucy Mariz

14h – Workshop: Preparação Brioche de Inhame com Ganache de Café
Convidada: Chef Bárbara Neves. Organização: IFPB Campus Areia

15h – Apresentação cultural

16h – Workshop: Café Especial – Prepare em Casa
Ministrante: NECAF/UFPB

18h – Workshop: Croquete de Pulled Pork com Barbecue de Café e Gremolata de Coentro
Convidado: Chef Guilherme Freitas. Organização: IFPB Campus Areia

19h – Apresentação Cultural: Seresteiras do Chá
19h30 – Apresentação cultural

20h – Show Musical: Forró Jeito Manhoso

22h – Encerramento

Domingo – 2 de Novembro

10h – Abertura dos Stands

10h30 – Workshop: Bernofe
Convidado: Chef Cumpade João. Organização: IFPB Campus Areia

14h – Encerramento do Evento

 


Onde ir?
O que fazer?
Onde Ficar?