Informações Turísticas

IMG-BLOG
15/setembro/2025

Pico do Jabre é eleito o 5º melhor do Brasil para astroturismo e terá iluminação pública regulada para preservar céu escuro

Postado por destinoparaiba | 15/setembro/2025 | Agenda Cultural

 

O Pico do Jabre, ponto mais alto da Paraíba e cartão-postal do município de Matureia, foi classificado como o quinto melhor destino do Brasil para o astroturismo, segundo o Índice de Potencial Astroturístico elaborado pela expedição Entre Parques. O levantamento, realizado ao longo de três anos, avaliou todos os parques nacionais do país com base nos critérios da Dark Sky International e da Starlight Foundation, referências globais na promoção da observação de estrelas e no combate à poluição luminosa.

O reconhecimento reforça a vocação natural da região para a contemplação do céu noturno. Com clima seco, altitude elevada e distância dos grandes centros urbanos,

Matureia oferece condições ideais para observar estrelas, planetas, eclipses e chuvas de meteoros, tornando-se um dos destinos preferidos de astrônomos amadores e profissionais.

Para preservar essa qualidade, a Câmara Municipal de Matureia aprovou recentemente um Projeto de Lei de autoria de Ariano Dantas e co-autoria de Matheus Jerônimo, que regulamenta a iluminação pública da cidade. A proposta, que contou com o apoio do Leandro Laia, prevê a substituição gradual das luminárias atuais por modelos de LED com baixa emissão de poluição luminosa, adequando-se aos padrões internacionais de proteção do céu escuro.
O texto estabelece que as novas lâmpadas devem emitir luz em tonalidades âmbar ou avermelhada, acima de 630 nanômetros, o que reduz os impactos à fauna, à saúde humana e à visibilidade do céu. Em áreas urbanizadas, o limite será de 2.700 Kelvin, com exceção das faixas de pedestre, que poderão chegar a 3.000 K. A implementação ocorrerá de forma progressiva, conforme cronograma a ser definido pelo Poder Executivo.

XII Encontro Paraibano de Astrofotografia (EPA)

O potencial astroturístico do Pico do Jabre já é celebrado anualmente há 12 anos, com a realização do Encontro Paraibano de Astrofotografia (EPA), que reúne astrônomos, fotógrafos e entusiastas de várias partes do Brasil. Este ano, o evento acontece de 18 a 21 de setembro e é promovido pelo Núcleo de Ensino e Pesquisa em Astronomia (NEPA), Associação Paraibana de Astronomia (APA), Casarão do Jabre e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), com apoio do SEBRE, IFPB, Fazenda Carnaúba, Prefeitura de Matureia e PBTur.

Para Marcelo Zurita, presidente da APA e um dos organizadores do EPA, a nova legislação representa um passo decisivo para consolidar Matureia como referência nacional no astroturismo. “O Sertão da Paraíba tem um enorme potencial para esse mercado. Matureia se destaca nesse cenário e vem atraindo cada vez mais visitantes interessados em fenômenos astronômicos como eclipses e chuvas de meteoros. A adoção de legislações e de práticas que visam combater a poluição luminosa no município, principalmente na zona rural, ajudam a aquecer o mercado do turismo astronômico, além de criar um ambiente mais saudável e acolhedor para os visitantes e para os cidadãos matureenses.

Para os empreendedores locais, a regulamentação da iluminação pública é vista como uma conquista importante. Dalvanete Dantas, proprietária do Casarão Jabre, pousada, restaurante e museu que sedia o Encontro Paraibano de Astrofotografia (EPA), afirma que a medida responde a uma demanda antiga de quem atua no setor turístico da região. “Essa iniciativa representa um grande avanço para o turismo regional. A regulamentação da iluminação pública contribui diretamente para a preservação do céu escuro, que é o principal atrativo do Pico do Jabre. A certificação da Dark Sky International será o próximo passo, e vai colocar o local em evidência no cenário nacional, atraindo turistas de todo o Brasil interessados em experiências ligadas à observação do céu. Atualmente, apenas um parque no país possui essa certificação, o Parque Estadual do Desengano, no Rio de Janeiro. Com essa conquista, não só Matureia, mas todas as cidades que integram o Parque Nacional da Serra do Teixeira serão beneficiadas, fortalecendo o turismo, gerando renda e valorizando o nosso patrimônio natural”, avalia.

A iniciativa também acompanha os investimentos recentes do Governo da Paraíba na área da Astronomia, como a construção do radiotelescópio Bingo, na cidade de Aguiar, consolidando o estado como um polo emergente de ciência e turismo astronômico.

 

 

 

Fotos: Allyson Macario , Felipe Servulo  e Marcelo Zurita


Onde ir?
O que fazer?
Onde Ficar?