Menu fechado

Balanço da PBTur: cerca de 3 mil agentes do Brasil e do exterior foram capacitados sobre ‘Destino Paraíba’ em 2018

Cerca de 3 mil agentes do Brasil e do exterior foram capacitados sobre ‘Destino Paraíba’ em 2018

A  presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino, apresentou, nessa segunda-feira (28), aos representantes do Trade Turístico da Paraíba (hoteleiros, receptivos, entidades e prefeituras)  um balanço das ações de divulgação, promoção e capacitações desenvolvidas ao longo de 2018.  O  ‘Destino Paraíba’ foi apresentado a cerca de 3 mil agentes de viagens de todo o Brasil e do exterior, em ações exclusivas da Paraíba. Outro número apresentado ao trade foi de que um público em torno de 35 mil pessoas visitaram ou receberam algum tipo de material de divulgação nos estandes da PBTur, nas principais feiras e eventos ligados ao turismo.  

A presidente da PBTur, Ruth Avelino, também destacou o início do voo entre Salvador e João Pessoa pela Gol Linhas Aéreas Inteligentes como um dos principais destaques em 2018. Avelino mostrou que houve um implemento significativo na realização de famtours (familiarização turística) com agentes de viagens e operadores brasileiros e estrangeiros. Entre as operadoras nacionais e sul-americanas foram um total de sete. “Estamos nos referindo às principais operadoras”, explicou. Outro destaque foi o crescimento das vendas de pacotes para a Paraíba nas operadoras Tourmed (184%) e Infinitas (273%), que atuam no mercado argentino.

“O ano passado foi de muitos desafios para quem trabalha com Turismo no Brasil. Foi um ano eleitoral, com normas e leis eleitorais a serem cumpridas. Então, dentro desse quadro geral, conseguimos manter um fluxo significativo de turistas para nosso estado o que manteve a hotelaria em um quadro positivo, ao contrário do que ocorreu em outros estados. Os números estão aí e mostram que nosso trabalho vem dando resultado”, comemorou.

Outra ação desenvolvida pela PBTur e que foi apresentada aos representantes do trade paraibano foram os fampress (familiarização turística com a imprensa). “Desde que assumimos, em 2011, trabalhamos no sentido de incentivar a mídia espontânea, isto é, trazer jornalistas e blogueiros para conhecerem nossos principais roteiros turísticos. Fizemos convites pontuais e os resultados são satisfatórios, mas neste ano vamos ampliar esses convites e os primeiros jornalistas já chegam agora em fevereiro”, explicou a executiva paraibana.

Ações para 2019 – Os representantes do trade e das prefeituras receberam informações detalhadas das ações previstas para 2019. Ruth Avelino informou que já foi elaborado o cronograma de eventos que terão a presença do Destino Paraíba ao longo de 2019. “Iremos manter nosso foco em trabalhar com as operadoras de turismo, não deixando de participar das feiras e eventos de turismo importantes do Brasil e do exterior”, adiantou.