Litoral

O litoral paraibano tem uma extensão de 138 Km, desde o estuário do rio Grajú (ao Norte, limitando-se com o Rio Grande do Norte) até outro estuário, do Rio Goiana ao Sul, limitando-se com Pernambuco). Com um clima tropical úmido, chuvas no inverno e parte do outono, possui cerca de 55 praias naturais e urbanizadas, onde as suas areias claras, mar verde-azulado é incrementado por suaves enseadas, barras, estuários, restingas, cordões litorâneos, tabuleiros, falésias e salpicada, em vários trechos, por coqueiros, cajueiros, maçarandubas e guajirus.

Litoral Sul

Tambaú  – A 1 Km mar a dentro, à altura da praia de Tambaú, existe a presença de arrecifes coralineos, descontínuos, amenizando a força do mar e atuando como quebra-mar natural que em período de marés mais baixas é denominado de Picãozinho, onde o acesso é realizado  através de barcos. Com os arrecifes emergem como platô recortados por canais e piscinas de águas límpidas e transparentes, chegando até observar pequenos peixes e crustáceos.

Cabo Branco – Na praia do Cabo Branco há uma faixa de praias limitadas pelos paredões verticais das falésias, com altura média de 50 metros, emoldurando as costas do litoral Sul e sendo formada, eminentemente, por terrenos de cor avermelhadas, recobertos por resto de Mata Atlântica, que predominava em expressiva área costeira do Estado. Parte destas encostas florestadas foram tombadas pelo Governo Federal e constituem área de preservação ambiental.

Tambaba – A 25 Km de João Pessoa, localizada à Barra de Garaú, no município do Conde, em Tambaba, foi instalada o primeiro campo de naturismo oficial do Nordeste, o segundo do Brasil. Com uma extensão de 1,7 metros de pura beleza selvagem, estando protegida graças as suas falésias altas e íngremes, ora cobertas por uma mata densa, ora desnudas, enaltecendo o colorido dos terrenos de cor avermelhada ou branca. O acesso a esta praia é facilitado pela Rodovia Estadual PB-008, integrada à rodovia Conde-Jacumã.

Coqueirinho – A praia de Coqueirinho, como diz o nome, possui muitos coqueiros. Tem forma arredondada com várias falésias. Em um dos seus trechos tem águas claras, ondas fracas e arrecifes. Em outro ponto, possui ondas fortes em mar aberto, que formam grutas naturais nas rochas. Coqueirinho é considerada como sendo uma das praias mais belas do litoral paraibano, ideal para mergulhos, surfe e prática de pesca submarina e para camping.

Litoral Norte

Areia Vermelha – Não é uma praia e sim uma ilha que se encontra a 1,5 Km da costa, localizada em frente à praia de Camboinha, em Cabedelo. Só aparece quando a maré está baixa. Seu nome é proveniente da coloração de suas areias avermelhadas, é um recanto paradisíaco, formado de piscinas naturais, peixes e corais ao alcance das mãos. A água é cristalina, ótima para a prática de mergulho livre.

Praia do Jacaré – Aqui a natureza oferece um dos seus mais belos espetáculos associado ao que a cultura humana é capaz de produzir de melhor. O pôr-do-sol na Praia do Jacaré, localizada na cidade de Cabedelo, a 18 Km de João Pessoa, é parada obrigatória. Ao som do Bolero de Ravel, os visitantes podem assistir a este espetáculo da natureza.

Recentemente uma região da Praia do Jacaré, onde se localizam bares e onde as pessoas se concentram para apreciar o pôr do Sol, foi urbanizada e recebeu uma infra-estrutura digna de um lugar com grande potencial turístico. Foram construídos um amplo estacionamento, passarelas com detalhes em mosaicos, bancos de cimento e, como não poderia deixar de ser, muitos lixeiros foram espalhados por todos os lugares.

 Praia de Intermares – A praia de Intermares, localizada no município de Cabedelo (a 18 Km de João Pessoa, na Paraíba) é considerada uma das mais belas do litoral brasileiro, mas com alguns diferenciais que as concorrentes não possuem. Praia considerada urbana, apesar de ter poucas construções próximas, é um dos principais points dos surfistas nordestinos e, claro dos paraibanos. Treinar em Intermares, por exemplo, foi uma das primeiras escolas do campeão mundial de surf, o paraibano Fábio Gouveia. Fabinho deu os seus primeiros passos, aliás, nados em Intermares, local predileto para os seus treinos e competições. A praia também é espaço apropriado para as atividades da Ong Guajiru, que gerencia o Projeto Tartarugas Urbanas. Em três quilômetros de praia existem mais de 50 ninhos da tartaruga. Apesar do período de desova acontecer em setembro, ainda é possível encontrar alguns ninhos.

Praia de Camaratuba – A praia de Barra de Camaratuba está localizada na divisa entre a Paraíba e o Rio Grande do Norte, situada  entre os rios Camaratuba e Guajú, distante 110 km da capital João Pessoa. Na área existe uma pequena vila de pescadores  pertencente ao município de Mataraca (PB). Privilegiada pela sua exuberância natural e selvagem, a praia proporciona aos visitantes  diversos  passeios para conhecer os encantos e magias da região. Tranqüilidade e harmonia do homem com a natureza são características marcantes desta praia  rica em coqueirais, falésias, rios e lagoas.  Além de emocionantes  passeios de buggy  pelas extensas praias  ligando a Paraíba ao Rio Grande do Norte,  o turista tem a oportunidade de  conhecer a reserva indígena dos ‘potiguaras’  vivenciando os costumes  e danças  com os nativos. O acesso à reserva indígena se faz de barco ou jangada, através de um manguezal.

Distância de João Pessoa para as praias

Cabedelo – 18 Km

Lucena – 50 Km

Areia Vermelha – 12 Km

Jacumã – 29 Km

Tambaba – 39 Km

Baía da Traição – 70 Km

Mataraca – 100 Km

Pitimbu – 65 Km