Centro de Convenções

Bygti

Centro de Convenções de João Pessoa é opção para turismo de negócios na Paraíba

Mirante do Centro de Convenções

A Paraíba conta, desde agosto de 2012, com um importante equipamento para o fomento do turismo de negócios: o Centro de Convenções de João Pessoa. A primeira parte das obras foi concluída e inaugurada com a realização do Salão de Feiras e Exposições, que recebeu em setembro, a segunda edição do Festival de Turismo de João Pessoa. A segunda etapa foi inaugurada em outubro de 2013.

Com área total de 34,52 hectares, sendo 48.676 m² de área construída, o complexo está localizado às margens da PB 008 e vai dispor de quatro edificações principais: prédio do Mirante com 55 metros de altura; a Feira de Exposições e Eventos com 19 mil m² de área construída; Centro de Congressos com mais de 13 mil m² e o Teatro com capacidade de três mil pessoas.

Estrutura – O Centro de Convenções paraibano contará com um ponto de táxi; heliponto com 900 m²; praça do Relógio de Sol (um dos maiores do Brasil); guaritas de entrada e saída; guarita de serviços com compartimento de gás e lixo. Na área externa haverá passarelas cobertas, ponto de ônibus, espelhos d’água (18 mil m²) com metade para armazenamento de água pluvial.

Urbanização – Para comodidade dos visitantes, o Centro vai ter um estacionamento com capacidade de abrigar mais de 2 mil veículos, ônibus e para pessoas portadoras de necessidades especiais. Estão previstas áreas para jardins e de preservação ambiental da Mata Atlântica com área total de 11 hectares, mantendo o cinturão ecológico do Pólo Turístico.

Congressos – O Centro de Congressos está sendo erguido sobre um lago artificial com 60 centímetros de profundidade, interligado por passarela ao Mirante, com área total construída de 13 mil m². O primeiro pavimento, com área de mais de 11 mil metros quadrados, terá divisórias móveis acústicas, podendo servir como um auditório para 2.340 pessoas, ou ser dividido em até oito espaços diferentes, para eventos simultâneos.

O local também contará com salas multiuso, salas de apoio, sanitários públicos e para funcionários, reprografia, salas para atendimento médico, cozinha e refeitório. No segundo piso, funcionará a área administrativa.

Teatro – O teatro, com 11.763 m² de área construída, tem 3.042 lugares, divididos entre plateia e balcão. A área de plateia conta com 2.478 poltronas comuns, 56 para obesos e 13 espaços para cadeiras de rodas. Já o balcão terá 489 poltronas comuns e seis para obesos.

O Centro de Convenções de João Pessoa será administrado por uma empresa privada. A presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino, explica que a terceirização é uma forma de tornar o empreendimento lucrativo e, ao mesmo tempo, evitar que dê despesas ao Estado. Quanto aos empregos, essa empresa, que será escolhida através de um processo de licitação, deverá ser responsável pela contratação de toda mão de obra que vai atuar no Centro.

website: www.cecon.pb.gov.br